https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/afa/issue/feed Revista Defesa e Segurança 2021-12-07T12:04:04+00:00 Revista Defesa e Segurança [email protected] Open Journal Systems <p>Revista eletrônica da Academia da Força Aérea - AFA</p> https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/afa/article/view/355 Capa e contracapa 2021-12-06T12:30:26+00:00 Evelyn Aparecida de Oliveira [email protected] 2021-12-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/afa/article/view/86 O Papel de Stálin e seu Período na Mentalidade Política Russa: uma Discussão Sobre o Complexo Legado do Ditador Soviético 2020-07-21T14:54:01+00:00 Valdir da Silva Bezerra [email protected] <p class="2">O presente artigo discute o papel de Stálin e de seu período na mentalidade política russa, bem como as razões que vêm levando observadores externos a compararem a Rússia atual ao período Stalinista (1924-1953). Para tanto, inicia-se com uma breve avaliação sobre a figura de Stálin e do ‘Culto à Personalidade do Líder’ como fenômeno, o qual teria retornado à Rússia dos dias atuais no contexto de uma crescente propagandização em torno de Vladimir Putin. Posteriormente, analisa-se a relativa melhora da imagem de Stálin perante os russos nos últimos anos e o papel da celebração anual referente ao Dia da Vitória como elemento de afirmação do papel de Stálin como ‘vencedor’ da Segunda Guerra Mundial. Por sua vez, na terceira parte do artigo, demonstra-se que a imagem de Stálin como ‘repressor’ também está presente na memória coletiva russa, ao contrário do que se pontua no Ocidente, provando, assim, a verdadeira ambivalência do legado do ditador soviético para o país. </p> 2021-12-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/afa/article/view/164 Concepções e Práticas no ensino de leitura em inglês na Academia da Força Aérea 2020-11-05T11:14:12+00:00 Daniel Mateus O'Connell [email protected] Elaine Risques Faria Faria [email protected] Priscila Petian Anchieta Anchieta [email protected] <p align="left"><span style="font-family: TimesNewRomanPSMT, serif;"><span style="font-size: medium;">O presente trabalho objetivou investigar a maneira pela qual as aulas de língua inglesa são ministradas por duas professoras na Academia da Força Aérea (AFA), mais especificamente durante os momentos de leitura. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico</span></span><sup><span style="font-family: TimesNewRomanPSMT, serif;"><span style="font-size: xx-small;">4</span></span></sup><span style="font-family: TimesNewRomanPSMT, serif;"><span style="font-size: medium;">. Pretendeu-se, também, investigar se o trato da leitura, em sala de aula, vai ao encontro da abordagem comunicativa, proposta pela DCENS 15B/2017 que trata sobre o alinhamento gerencial e metodológico do ensino de Língua Inglesa na AFA e na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Espera-se, com esse estudo, elencar aspectos importantes da metodologia da leitura em Língua Inglesa, em sala de aula, de modo a contribuir para a formação dos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira</span></span></p> 2021-12-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/afa/article/view/254 Liderança Servidora e a Busca pelo Modelo Ideal de Liderança 2020-11-19T18:19:36+00:00 Ricardo Varela de Araújo Filho Varela [email protected] Paulina Montejano [email protected] <p align="left"><span style="font-family: TimesNewRomanPSMT, serif;"><span style="font-size: medium;">Com a globalização e a necessidade de melhores desempenhos nas organizações, a busca pela liderança eficaz aumentou. No entanto, mesmo os gestores investindo muito com a capacitação dos seus funcionários, o resultado que eles obtiveram com o treinamento não foi como o esperado. Os estudiosos, então, perceberam que os líderes necessitavam desenvolver os aspectos relacionais para conseguir desempenhar bem a sua função. A Academia da Força Aérea (AFA), que tem como objetivo formar os futuros líderes da Força Aérea Brasileira (FAB), também procura desenvolver em seus cadetes os aspectos de uma liderança efetiva. Dessa maneira, o conceito da Liderança Servidora, trazido por Greenleaf (1970), enfoca justamente os aspectos relacionais necessários a um líder. Por isso, este trabalho tem por objetivo demonstrar as características da Liderança Servidora e propor o estudo e a sua prática na formação dos cadetes para complementar o objetivo institucional da AFA. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica e documental, a qual encontrou um alinhamento entre os valores constantes dos manuais da AFA e dos documentos da FAB e as características de um líder servidor.</span></span></p> 2021-12-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/afa/article/view/290 Mulheres Em Guerra: A Luta Pela Igualdade De Gênero Nas Forças Armadas Americanas 2021-05-13T11:12:19+00:00 Antonio Henrique Lucena Silva [email protected] Mariana Moreira da Costa Soares [email protected] <p align="left"><span style="font-family: TimesNewRomanPSMT, serif;"><span style="font-size: medium;">As forças armadas foram, e continuam a ser, um ambiente predominantemente masculino. No entanto, desde as guerras mundiais esse cenário muda gradualmente, em especial em países ocidentais. Seguindo pela teoria feminista</span></span><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="font-size: xx-small;">, </span></span><span style="font-family: TimesNewRomanPSMT, serif;"><span style="font-size: medium;">esse trabalho aborda categorias analíticas importantes para explicar a participação feminina nas forças armadas, como gênero, por exemplo (SCOTT, 1995). Assim, como as teóricas feministas que analisam a participação das mulheres nas Forças Armadas, este trabalho segue a metodologia qualitativa com técnicas de pesquisa de análise textual e documental (por meio de revisão bibliográfica), com estudo de entrevistas e relatórios. Por fim, o material examina a participação das mulheres nas forças armadas dos Estados Unidos, especialmente a partir da década de 2000. Essa pesquisa foi realizada com dados do contingente feminino originados do governo e de organizações como a Pew Research Center, bem como de um estudo dos obstáculos ainda enfrentados para a integração completa no âmbito militar, a saber: preconceito, o assédio sexual e de gênero, entre outros, indicando que a integração existe, mas não totalmente, visto que ainda há resistência em aceitá-las.</span></span></p> 2021-12-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/afa/article/view/356 Editorial 2021-12-06T17:05:26+00:00 Marcelo Gobett Cardoso [email protected] 2021-12-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.