Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. Regras gerais para publicação

A Revista Defesa e Segurança tem por finalidade publicar trabalhos de natureza científica, técnica/tecnológica e de extensão, que abordem temas relevantes para Academia da Força Aérea, nas seguintes linhas de pesquisa:

a) Ciências Aeronáuticas e Tecnologia;

b) Estado, Economia e Sociedade;

c) Educação e Formação de Profissionais Militares;

d) Gestão de Organizações Militares; e

e) Educação Física e Ciência dos Esportes Militares.

Todas as contribuições científicas enviadas para publicação serão submetidas à apreciação do Editor Chefe, Membros do Corpo Editorial e Revisores Convidados, reservando-se à Revista o direito de recusar o artigo considerado insuficiente ou que esteja em desacordo com os princípios e normas da revista. Após o aceite do trabalho, os direitos de publicação passam a ser da Revista Defesa e Segurança, inclusive traduções, figuras e outros.

No momento da submissão será solicitada uma carta de apresentação, que deverá explanar sucintamente a relevância do trabalho, contendo também declaração de que o trabalho não foi publicado ou submetido a outro periódico. Nesta carta, ainda, solicita-se que os autores sugiram ao menos 3 (três) revisores potenciais do manuscrito, com sua filiação e e-mail para contato.

A Revista aceita submissões em português ou inglês de:

a) Artigos Inéditos: reportam resultados científicos originais que ainda não tenham sido publicados em outro periódico. O documento não deve exceder 10.000 palavras.

b) Artigos de Revisão: aborda revisão bibliográfica ou estado da arte de tema de interesse comum relacionado ao escopo da Revista. O documento não deve exceder 20.000 palavras.

c) Notas Curtas ou Comunicações Breves: experiências originais, cuja relevância para o conhecimento do tema justifique a apresentação de dados iniciais de pequenas séries. O documento não deve exceder 5.000 palavras.

Não há taxas de envio e processamento de artigos para os autores.

2. Preparação do manuscrito:

Os manuscritos devem ser submetidos em formato editável (Microsoft Word ou OpenOffice) por meio de formulário próprio acessível em: http://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/afa/author

Os textos devem ser escritos com a fonte Times New Roman, tamanho 12, em cor preta, em papel formato A4, com margens de 2,5 cm (superior, esquerda, inferior e direita). Devem ser digitados com espaçamento 1,5 entre linhas, com exceção das citações com mais de três linhas, referências, notas de rodapé, legendas das tabelas e das ilustrações, os quais devem ser digitados em espaçamento simples.

Os textos devem obdecer as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), dentre elas a NBR 6022/2018, NBR 6023/2018, NBR 6024/2012, NBR 6028/2003 e NBR 10520/2002, exceto quando houver alguma orientação diferente nas diretrizes.

Todos os manuscritos submetidos para avaliação devem conter os seguintes itens:

a) Elementos pré-textuais: Título, Resumo (escrito na língua portuguesa, não excedendo 250 palavras), Palavras-chave (ao menos 3 e no máximo 5).

b) Elementos textuais obrigatórios: Introdução e Conclusão/Considerações Finais. (Os demais elementos textuais dependerão do tipo de pesquisa realizada).

c) Elementos pós-textuais: Título em Inglês, Abstract (escrito na língua inglesa, não excedendo 250 palavras), Keywords (ao menos 3 e no máximo 5), e Referências.

Os elementos textuais devem ser numerados sequencialmente com números arábicos, assim como seus possíveis subitens.

Em trabalhos que envolvam seres humanos, animais ou com manipulação genética, os autores deverão informar na seção Materiais e Métodos/Metodologia os aspectos éticos da pesquisa com a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, em consonância com a Declaração de Helsinki (<http://www.ufrgs.br/HCPA/gppg/helsin5.htm>). Trabalhos sem aprovação de Comitê de Ética não serão aceitos para a publicação.

Gráficos e tabelas devem ser inseridas no texto de acordo com a ordem em que são citadas e numeradas sequencialmente por algarismos arábicos. O título deve ser colocado acima da tabela e abaixo da figura, devendo ser curto, porém representativo, com descrição completa da informação contida na tabela. As imagens devem ser inseridas no texto com resolução mínima de 300dpis.

Citações indiretas com indicação de autoria no texto, seguem o exemplo “Pereira (1999)”; Citações indiretas com indicação de autoria no final da citação, seguem o exemplo (SILVA, 1999) ou (SILVA; SOUZA; CARVALHO, 1998) ou (SILVA et al., 1999); citações diretas curtas (de até três linhas) com indicação de autoria no texto, seguem o exemplo: Segundo Silva (2012, p.5) a campanha é “fundamental para o desenvolvimento”; citações longas (com mais de 3 linhas) devem ser escritas em um bloco recuado 4cm da margem esquerda, com espaçamento simples e fonte 10, sem aspas.

As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, em espaçamento simples e separadas entre si por um espaço simples, em ordem crescente de data de publicação. Levar em consideração as seguintes ocorrências:

Artigo de periódico:

SOBRENOME DO AUTOR, Iniciais do nome do autor. Título. Revista, cidade da publicação, volume, número, páginas, Mês de publicação. Ano de publicação.

Livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Iniciais do nome do autor. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

Capítulo de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Iniciais do nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Iniciais do nome do autor. Título da publicação no todo. Edição. Local de publicação: editora, ano. página inicial-final da parte referenciada.

Tese ou Dissertação:

SOBRENOME DO AUTOR, Iniciais do nome do autor. Título: subtítulo. Ano apresentação do trabalho. Número de folhas. Indicação de dissertação ou tese (Grau ou área de concentração) - indicaçaõ de faculdade, Universidade (por extenso), Local. Ano de conclusão.

Trabalhos apresentados em Eventos:

SOBRENOME, Iniciais do nome do autor. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, edição do evento (se houver), ano, local (cidade) de realização. Título... , local de publicação: editora, data da publicação. página inicial-final.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.