CÂNCER DE BOCA: ESTRATÉGIAS DE CONTROLE E RESOLUTIVIDADE DAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE
Palavras-chave:
câncer de boca, prevenção, diagnóstico precoce, campanhas de prevençãoResumo
Foram revisados os principais artigos que discutem a prevenção do câncer de boca e a efetividade de campanhas de prevenção e detecção precoce do câncer bucal, publicados no período de 1986 à 2013. O câncer bucal é considerado um dos mais prevalentes tumores da região de cabeça e pescoço, representando uma causa importante de morbimortalidade. Embora o conhecimento sobre essa neoplasia seja amplo, o câncer de boca tem sido diagnosticado em estádios tardios, onde o tratamento mutilador e o comprometimento físico, psíquico e social dos portadores, parecem inevitáveis. Nesse contexto, inserem-se as campanhas de prevenção de câncer de boca, as quais são desenvolvidas sob diferentes planejamentos, muitas vezes sem uma preocupação efetiva com a resolutividade e o verdadeiro impacto que as mesmas podem causar na redução de morbidade e mortalidade por esse câncer. O objetivo desse artigo é fazer uma análise sobre as características essenciais para ações de prevenção e detecção precoce desse tipo de câncer, bem como realizar uma revisão das avaliações de campanhas e ações de prevenção ao câncer bucal no Brasil e em outros países, buscando caracterizar estratégias que possibilitem melhores resultados na redução dos impactos sociais dessa neoplasia.