Debates sobre o ensino nas academias militares e sua articulação no campo científico brasileiro

Autores

  • Paulina Montejano Academia da Força Aérea - AFA

DOI:

https://doi.org/10.22480/revuinfa.%25y.v30.485

Palavras-chave:

Debates, Assuntos militares, Estudos militares, Educação

Resumo

Focados em nosso objeto de estudo, que é a formação dos oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), recorremos inicialmente a diversas fontes de dados para levantar pesquisas que abordassem o Ensino Militar no Brasil. Nesse processo, o reduzido número de produções encontradas no campo educacional motivou a pesquisadora a um exercício de reflexão sobre a percebida lacuna na literatura e sua articulação com as considerações da teoria de Pierre Bourdieu sobre o campo científico. Assim, a proposta deste estudo consiste, em síntese, em apresentar a maneira pela qual os assuntos militares vêm se estabelecendo no campo de pesquisa em Educação, elucidando os aspectos históricos desse movimento. Para alcançar o objetivo proposto, na metodologia adotada, recorreuse à pesquisa bibliográfica e à pesquisa via internet, especificamente, em livros, artigos, dissertações e teses de autores que abordam o processo de desenvolvimento da prática social do campo militar no Brasil, o que permitiu descrever, analisar e discutir o modo como a pesquisa no campo militar vem sendo realizada em nosso país. O resultado obtido demonstrou que a experiência da ditadura e da ausência de ameaças externas em nosso território deixou o tema fora da pauta de discussões por um longo período, contudo, em circunstâncias dos atuais desafios surgidos no século XXI e com o fim do regime ditatorial, os estudos militares no Brasil vêm sendo paulatinamente retomados

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

MONTEJANO, P. Debates sobre o ensino nas academias militares e sua articulação no campo científico brasileiro. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, 2017. DOI: 10.22480/revuinfa.%y.v30.485. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/485. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais