Interface gráfica para treinamento de observadores da aviação de busca e salvamento

Autores

  • Túlio Falconi da Gama Leite Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação
  • Leonardo Koller Sacht Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Busca Marítima, Observação de Busca e Salvamento, Busca Visual, Interface Gráfica

Resumo

Este artigo relata o desenvolvimento de uma interface gráfica que simula a movimentação da aeronave P-95 BM nas missões de busca marítima. Para ambientar o leitor, inicialmente informa-se a respeito da aeronave, da tripulação e do tipo de missão. Após, demonstra-se como, a partir da coleta de dados de voo, estabeleceu-se uma relação entre inclinações de curva e alterações na direção de avanço da aeronave, por meio do método matemático de aproximação por quadrados mínimos, da geometria plana e da trigonometria. Com o conhecimento dessa relação é possível embasar a programação desta nova ferramenta gráfica para treinamento das tripulações de busca.

Biografia do Autor

Túlio Falconi da Gama Leite, Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação

O 1º Sgt BMB Túlio Falconi da Gama Leite concluiu o CFS em 2000 e possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catari-na (2017), Graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), e curso técnico em química pela Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro (1995). O militar foi tripulante do 2/7 GAv no qual exerceu as funções operacionais de Instrutor de Observadores SAR e Instrutor de Operadores de Equipamentos Especiais 2.

Leonardo Koller Sacht, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Leonardo Koller Sacht é professor Adjunto A do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele recebeu o grau de bacharel em Matemática e Computação Científica em 2008 pela UFSC, e os graus de Mestre e Doutor em Matemática pelo IMPA em 2010 e 2014. Ele também passou um ano entre 2012 e 2013 como estudante visitante no ETH Zürich, na Suíça. Suas principais áreas de pesquisa são Processamento de Imagens, Processamento Geométrico e Análise Numérica.

Referências

EMPRESA BRASILEIRA DE AERONÁUTICA. Ordem técnica da aeronave P-95 B. São José dos Campos: 1978.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação. Procedimentos para a realização de missões de busca em aeronave P-95 B. Florianópolis: 2008.

DATTA, B. N. Numerical Linear Algebra and Applications. 2nd edition, SIAM,Philadelphia:2010.

STRANG, G. Álgebra linear e suas aplicações. Editora Cengage Learning.São Paulo: 2010.

LEITE, T. F. G. Movimentação da aeronave P-95 BM em torno de um ponto na superfície do mar. Florianópolis: 2017.

HANSELMAN, D. C.- LITTLEFIELD, B. The Student Edition of Matlab: Version 5, User’s Guide. Prentice Hall, New Jersey:1997.

Publicado

2020-07-21

Como Citar

[1]
T. F. da G. Leite e L. K. Sacht, “Interface gráfica para treinamento de observadores da aviação de busca e salvamento”, Spectrum, nº 21, p. 40-45, jul. 2020.

Edição

Seção

Comando & Controle e Defesa Cibernética