Análise de composição pirotécnica MTV para utilização como flare contra mísseis IR

Autores

  • Hugo Assuero Moura de Oliveira Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação

Palavras-chave:

Flare, Radiação, Composição, Guiamento

Resumo

Para assegurar de forma adequada a proteção de aeronaves utilizadas em combatescontra a ação de mísseis de guiamento infravermelho (IR), foram criados artefatos de contramedidas denominados flares, objetivando a produção de uma Intensidade radiante semelhante àquela produzida pela aeronave de forma que possam atrair os mísseis IR, oportunizando seu escape. Uma das primeiras composições químicas de flares testadas, e que se tornaria a mais usualmente aplicada, empregava o magnésio, além dos polímeros fluorados Teflon® e Viton®, motivo pelo qual são chamados de flares MTV ou convencionais. Este artigo objetiva demonstrar um estudo com algumas formulações químicas de MTV para que, por meio de ensaios de caracterização, sejam analisadas a adequação, vantagens e desvantagens para seu uso como flares de mísseis com guiamento IR. Será apresentado uma bibliografia sobre o tema para definir as formulações químicas a serem testadas. Serãoapresentados resultados produzidos por artefatos, caracterizados por meio de alguns ensaios e confrontados na literatura pertinente ao assunto. Comparando os resultados com dados de flares-padrão disponíveis na literatura, avaliou-se a possibilidade da utilização/aprimoramento de uma ou mais formulações como flares despistadores de mísseisIR, bem como as vantagens/desvantagens de cada uma, abrindo caminho para anacionalização de flares MTV.

Biografia do Autor

Hugo Assuero Moura de Oliveira, Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação

O 1° Ten Av Hugo Assuero Moura de Oliveira possui graduação em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (2014). Concluiu o Curso de Formação de Sargentos (2007) na especialidade de Material Bélico. Possui especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2018). Atualmente é Oficial Adjunto à Seção de Operações do 1°/15°GAv.

Publicado

2020-07-21

Como Citar

[1]
H. A. M. de Oliveira, “Análise de composição pirotécnica MTV para utilização como flare contra mísseis IR”, Spectrum, nº 21, p. 61-65, jul. 2020.

Edição

Seção

Sistemas de Armas e Aplicações Espaciais