Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Defesa e Segurança (RDS) é uma publicação científica anual, fundada em 2015, mantida e editada pela Academia da Força Aérea (AFA). A RDS publica artigos científicos inéditos em português e inglês, na área Interdisciplinar, dentro das linhas de pesquisa de interesse da AFA:

a) Ciências Aeronáuticas:

  1. Aeronáutica;
  2. Espaço;
  3. Plataformas aéreas não tripuladas.

b) Tecnologia:

  1. Cibernética; 
  2. Energia alternativa e energia direta;
  3. Enlace de dados;
  4. Guerra eletrônica; 
  5. Inteligência Artificial;
  6. Radiação ionizante;
  7. Robótica;
  8. Tecnologia da informação;
  9. Sensores de posicionamento e localização;
  10. Sensoriamento remoto;
  11. Sistemas de Informação.

c) Administração Pública:

  1. Análise de Políticas Públicas;
  2. Direito;
  3. Estado;
  4. Ética e Liderança;
  5. Finanças Públicas e Controle;
  6. Governança Pública;
  7. Organizações e Gestão Pública;
  8. Planejamento Governamental.

d) Logística e Gestão

e) Estado, Economia e Sociedade

f) Educação e Formação de Profissionais Militares

g) Gestão de Organizações Militares

h) Educação Física e Ciência dos Esportes Militares

A abreviatura de seu título é Rev.def.seg., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

A Revista "Defesa e Segurança" (RDS) tem periodicidade anual, recebendo artigos em fluxo contínuo. As propostas, uma vez adequadas às normas da RDS, devem ser submetidas em http://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/afa. Dúvidas podem ser dirimidas pelo e-mail: sppc.de.afa@fab.mil.br.

As opiniões expressas nos trabalhos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião ou o endosso da Força Aérea Brasileira (FAB) ou da Academia da Força Aérea (AFA).

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, com licença Creative Commons (uso não-comercial), o que quer dizer que os artigos podem ser adaptados, copiados e distribuídos, desde que a autoria seja citada e que não se faça uso comercial da obra (ver http://www.creativecommons.org.br/).

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão submetidos à revisão duplo-cega por dois avaliadores. Caso haja discrepância entre as avaliações, um terceiro revisor será consultado. O Editor Chefe da Revista, de posse desses dados, tomará a decisão final. Quando forem sugeridas modificações, estas serão encaminhadas ao autor correspondente para resposta e, em seguida, encaminhadas aos revisores para verificarem o cumprimento das exigências e solicitações.

As instruções devem ser seguidas integralmente. O aceite final do manuscrito é de atribuição do Editor Chefe, sendo artigos que não estejam de acordo com as instruções serão prontamente rejeitados.

 

Periodicidade

A Revista "Defesa e Segurança" (RDS) tem periodicidade anual e recebe artigos em fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não há taxas de envio e processamento de artigos para os autores.