Concepções pedagógicas na perspectiva de docentes da Academia da Força Aérea
DOI:
https://doi.org/10.34180/2447-9365.2018v3n7p116Palavras-chave:
Concepções pedagógicas. Docência no ensino superior. Instituição militar.Resumo
A Academia da Força Aérea (AFA) é uma instituição militar de ensino superior que forma os futuros oficiais da Força Aérea Brasileira. E é neste espaço de formação, bastante peculiar no campo educacional, que nos propomos a investigar as concepções pedagógicas de professores. E apesar de haver trabalhos que discorrem sobre diversos aspectos da ação docente, eles praticamente inexistem na perspectiva do ensino militar. Assim, o artigo que se apresenta anuncia as concepções educativas que permeiam o trabalho realizado pelos docentes que atuam nessa instituição. Desse modo, para compreender essas concepções, utilizamos um caminho metodológico empírico: entrevistas semiestruturadas. Elas foram o instrumento de coleta de dados aplicado a dez professores, de acordo com o critério de antiguidade na organização, sendo dois de cada uma das áreas de conhecimento contempladas na Divisão de Ensino da Academia. Para este artigo, em particular, foram utilizadas cinco transcrições com base em duas questões de um roteiro mais amplo, pois eram as que mais ofereciam indícios para o reconhecimento das concepções que se pretendia apreender. As análises apontaram que, embora essa instituição militar seja destacada pela adoção de um modelo tradicional e tecnicista de ensino, os seus professores encontram possibilidades para dar a sua marca ao trabalho desenvolvido. No entanto, a aprendizagem da docência ocorre mais no cotidiano e de forma individual, sendo muito solitária, considerando que a instituição à qual pertencem não investe em políticas específicas de formação e profissionalização docente.
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