A percepção pública sobre a política externa russa nos anos 2000: a atuação de Moscou no espaço pós-soviético e além segundo o olhar dos russos
DOI:
https://doi.org/10.34180/2447-9365.2018v3n3p49Palavras-chave:
Rússia. Opinião Pública. Política Externa Russa. Espaço Pós-Soviético.Resumo
O presente artigo visa discutir a repercussão dos principais eventos envolvendo a Federação Russa no plano internacional durante os anos 2000 do ponto de vista da opinião pública. Objetiva-se analisar de que maneira a população russa interpretou - e reagiu – a três situações emblemáticas da política externa russa sob o governo Putin, a saber, a Guerra Russo-Georgiana de 2008 (quando o mesmo era Primeiro-Ministro), a anexação da Criméia à Rússia em 2014 e a intervenção da força área russa durante o conflito na Síria em 2015. Para tal, serão utilizados dados extraídos de pesquisas de opinião pública elaboradas pelo Instituto Levada (de Moscou), coletados a partir dos anos 2000. Como conclusão, será realizada uma análise geral da posição russa quanto aos eventos em questão, identificando os efeitos que tais ações de política externa tiveram sobre a opinião pública nos anos seguintes, bem como suas possíveis implicações para a sociedade e governo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.