As referências utilizadas pelos cadetes da Academia da Força Aérea para o exercício da liderança: o que eles falam sobre isso

Autores

  • Eliana Prado Carlino

DOI:

https://doi.org/10.34180/2447-9365.2019v4n6p99

Palavras-chave:

Liderança. Narrativas. Reflexão.

Resumo

Esta pesquisa intenciona investigar alguns aspectos da aprendizagem da liderança pelos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), ou seja, quais são as referências nas quais eles se apoiam ao exercer a liderança com os cadetes mais modernos. Para tratar metodologicamente dessa questão, fizemos uso de narrativas, já coletadas em momento anterior, nas quais foram ouvidos cadetes que, em 2016, pertenciam ao quarto Esquadrão e atuaram como adaptadores dos estagiários recém chegados à AFA no ano de 20152. A questão utilizada em nossa investigação foi em relação às quais eram as referências ou os pontos de apoio (leituras, experiências, lideranças anteriores etc.) que esses cadetes utilizavam ao exercer a função de líderes durante o seu processo formativo. As respostas foram analisadas com base num referencial teórico apoiado no conceito de enunciação, de Bakhtin, por articular a ideia de que o coletivo e o social estão imbricados no individual, além de conceitos de liderança trabalhados por diversos autores. Também utilizamos o referencial teórico de Donald Schon e sua contribuição sobre a formação de profissionais reflexivos. Os dados apontam para o fato de que não há muitos marcos teóricos que embasam o exercício de liderança pelos cadetes na AFA e faz-se necessário promover experiências de formação num contexto de reflexão que articule aspectos de conhecimentos teóricos com aspectos práticos.

Publicado

2020-04-15