O Papel de Stálin e seu Período na Mentalidade Política Russa: uma Discussão Sobre o Complexo Legado do Ditador Soviético
DOI:
https://doi.org/10.34180/24479365.2020v5n1p4Palavras-chave:
Stalin. História Russa. Opinião Pública. Rússia. Governo Putin.Resumo
O presente artigo discute o papel de Stálin e de seu período na mentalidade política russa, bem como as razões que vêm levando observadores externos a compararem a Rússia atual ao período Stalinista (1924-1953). Para tanto, inicia-se com uma breve avaliação sobre a figura de Stálin e do ‘Culto à Personalidade do Líder’ como fenômeno, o qual teria retornado à Rússia dos dias atuais no contexto de uma crescente propagandização em torno de Vladimir Putin. Posteriormente, analisa-se a relativa melhora da imagem de Stálin perante os russos nos últimos anos e o papel da celebração anual referente ao Dia da Vitória como elemento de afirmação do papel de Stálin como ‘vencedor’ da Segunda Guerra Mundial. Por sua vez, na terceira parte do artigo, demonstra-se que a imagem de Stálin como ‘repressor’ também está presente na memória coletiva russa, ao contrário do que se pontua no Ocidente, provando, assim, a verdadeira ambivalência do legado do ditador soviético para o país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.