Sobre a Revista

A Revista Conexão SIPAER (RCS) é um jornal interativo com foco em pesquisa, no desenvolvimento científico e na prática de segurança de voo.

A RCS aceita e publica artigos em três idiomas - português, inglês e espanhol, da lavra de autores brasileiros ou estrangeiros.

São de interesse para a Revista Conexão SIPAER os trabalhos desenvolvidos nas seguintes áreas:

  • Segurança de Voo - Controle do Espaço Aéreo;
  • Segurança de Voo - Educação;
  • Segurança de Voo - Estudos Analíticos;
  • Segurança de Voo - Fatores Humanos - aspecto médico;
  • Segurança de Voo - Fatores Humanos - aspecto psicológico;
  • Segurança de Voo - Fator Material;
  • Segurança de Voo - Fator Operacional;
  • Segurança de Voo - Gerenciamento da Prevenção;
  • Segurança de Voo - Infraestrutura Aeroportuária;
  • Segurança de Voo - Manutenção de Aeronaves; e
  • Segurança de Voo - Políticas e Direito Aeronáutico.

Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas no tratamento de temas são encorajadas, desde que consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. Relatos de pesquisa e trabalhos publicados em anais de Congressos, Simpósios e Seminários podem ser considerados pelo Conselho Editorial, uma vez que estejam em forma final de artigo, conforme padrão da RCS.

Declaração de Direito Autoral:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

A Seção de Tradução é a única exceção à regra, sendo dedicada à publicação de artigos anteriormente editados em língua estrangeira. O tradutor é responsável por obter a autorização para publicação da tradução junto ao autor e à instituição detentora dos direitos originais de publicação. Uma cópia dessa autorização deve ser enviada ao Comitê Gestor da Revista Conexão Sipaer, juntamente com o artigo traduzido segundo o MODELO DE TRADUÇÃO disponível no cabeçalho acima. Os dados originais do artigo devem ser mantidos, acrescentando-se os dados do tradutor. O conteúdo não será avaliado por pares, cabendo à equipe editorial a decisão de publicar o artigo traduzido.

Editor Científico:

Prof. Dr. Eder Henriqson, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC RS, Brasil

Editores de Seção:

Sr Alexandre da Silva Quintanilha, Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - CINDACTA I, Brasil

Msc. Cleibson Almeida, Universidade Aberta de Portugal, Brasil

Sr Franz Luiz Matheus, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA, Brasil

Prof. Msc. Fernando Silva Alves de Camargo, International Civil Aviation Organization – ICAO, México

Prof. Dr. Leandro Augusto Lemos Franco, Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE, Brasil

Prof. Msc. Moises Airto Severo Dornelles, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, Brasil

Prof. Msc. Mauricio Lorenzini Coelho, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Brasil

Msc. Ricardo Gakiya Kanashiro, Diretoria de Saúde da Aeronáutica - DIRSA, Brasil

Profª Drª Selma Leal de Oliveira Ribeiro, Associação Brasileira de Psicologia da Aviação - ABRAPAV Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico - IDEA, Brasil