Políticas editoriais

A Revista Odontológica do HACO (ROHACO) foi descontinuada, em junho de 2021, em cumprimento às orientações contidas no Ofício 14/DEPI/5514, de 08 de junho de 2021.

FOCO E ESCOPO DA REVISTA

A Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas é dirigida aos profissionais da odontologia e áreas afins. Trata-se de uma revista com publicação online, de periodicidade anual, em português e inglês, de acesso aberto, que dispensa taxa de cobrança para a publicação de artigo. Contribuições que constituam avanços do conhecimento científico na área de Odontologia, respeitando os indicadores de qualidade, envolvendo as categorias de Artigo Original, Artigo de Revisão e Relato de Caso serão considerados para publicação. A abreviação desta revista é Rev Odontol Haco.

TIPOS DE PUBLICAÇÕES:

  • Editorial
  • Carta ao editor
  • Seção Especial
  • Artigos Originais (revisados por pares)
  • Artigos de Revisão (revisados por pares)
  • Relatos de Caso (revisado por pares)

ANÁLISE DOS TRABALHOS

Os manuscritos submetidos para apreciação serão encaminhados ao Editor chefe, que fará uma análise inicial quanto aos padrões mínimos de exigências da revista e ao atendimento de todas as normas requeridas para envio dos originais. Aqueles que não apresentarem mérito, que contenham erros significativos de metodologia, ou não se enquadrem na política editorial da revista, serão rejeitados não cabendo recurso.

Após aprovação pelo Editor, o manuscrito será enviado a dois revisores independentes, pares científicos, de renome e com conhecimento específico na área contemplada pelo artigo sendo o anonimato garantido em todo processo editorial. As opiniões expressas nos artigos, inclusive as alterações solicitadas pelos revisores, serão de responsabilidade única dos autores. O prazo para análise é de 30 dias.

Após o recebimento dos pareceres dos revisores, os autores terão o prazo de 30 dias para submeter a versão com as modificações sugeridas. Caso essa submissão não ocorra num período de 6 meses o artigo será retirado do banco de dados e uma eventual re-submissão seguirá os trâmites de uma submissão inicial. 

Todos os manuscritos encaminhados deverão vir acompanhados de carta assinada por todos os autores, autorizando sua publicação e declarando que o mesmo é inédito, que não foi ou está sendo submetido à publicação em outro periódico.

PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

  • A Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas baseia-se na Revisão por Pares, como recomendado pelo ICMJE. Acreditamos neste processo como extensão de investigação científica, bem como, avaliação imparcial, independente e crítica que facilita uma audiência justa para o manuscrito e dá valor entre os membros da comunidade científica.
  • A Revisão por Pares será cegada para ambos os lados, ou seja, o revisor não terá acesso ao nome do(s) autor(es) (somente ao conteúdo) e, tampouco, o(s) autor(es) terá(ão) acesso ao nome dos revisores.
  • Esta Revista encoraja a troca de respostas sobre a revisão entre os revisores para melhor  aprendizado e avaliação sobre o tema em questão.
  • Os editores se responsabilizam por garantir que os revisores tenham acesso a todo o conteúdo do manuscrito que possa ser relevante para a sua avaliação.
  • Os editores são os responsáveis finais pela seleção das publicações. Sendo assim, os editores não tem obrigação de enviar todos os manuscritos para revisão. Manuscritos que não se encaixam no escopo da revista, bem como aqueles que os editores decidirem não aceitar, por qualquer motivo, não serão enviados aos revisores. Os editores podem rejeitar as recomendações dos revisores (favoráveis ou negativas) e encaminhar ou não para outro revisor.
  • Os editores podem rejeitar qualquer artigo, a qualquer momento, inclusive após aceitação se surgirem preocupações quanto à integridade do trabalho. 

 

POLÍTICA DOS REVISORES

Não poderá haver conflitos de interesse do revisor com o manuscrito apresentado para revisão para que não haja influência com viés de sua opinião. Havendo conflitos de interesse, o revisor deve recusar a revisão em questão.

Todas as informações do manuscrito são privadas, confidenciais e não podem ser divulgadas. Os revisores não estão autorizados a utilizar do conhecimento do manuscrito em revisão antes da publicação para promover interesses próprios, quaisquer que sejam. 

FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO

A Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas apresenta publicação anual.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

A Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas fornece acesso aberto a todo o seu conteúdo. Acreditamos que o acesso livre gera maior troca de conhecimento entre a comunidade científica e acadêmica.

POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS

A submissão de originais à Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas implica transferência de direitos autorais da publicação digital. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação concedidos à Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas. Todo o conteúdo do periódico, salvo indicação em contrário, está licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Em virtude de sua aparição neste periódico de acesso aberto, os artigos são de uso livre, com a devida atribuição, em ambientes educacionais e outros não comerciais.

TAXAS DE PROCESSAMENTO DE MANUSCRITOS 

A Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas não tem fins lucrativos e não exige taxas de processamento de manuscritos.

POLÍTICA DE RETRATAÇÃO

A Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas apóia as boas práticas editoriais e está empenhada em defender a integridade da literatura científica, norteamos nosso trabalho com os princípios e padrões recomendados pelas Diretrizes de Retração do COPE (Committee on Publication Ethics), que podem ser acessadas em COPE - Retraction Guidelines.

A ROHACO assume o compromisso de publicar correções, esclarecimentos, retratações, erratas, expressões de preocupação, retratações parciais, entre outros esclarecimentos que se façam necessários.

Logo, caso haja má conduta identificada após a publicação de um artigo, pode ocorrer de este precisar ser atualizado com dados complementares, com correções, com erratas, com retratações ou com sua retirada integral. Com o objetivo de garantir aos nossos autores e leitores uma política ética e coerente com os princípios da ciência aberta, a ROHACO utiliza o CrossMark, uma iniciativa multi-editora da Crossref, que fornece uma maneira padrão para os leitores localizarem a versão mais recente do conteúdo atualizado.

Para efeitos de Crossmark, existem duas categorias de atualizações: pequenas e grandes alterações. Pequenas alterações incluem correção de formatação e ortografia para as quais não há mudanças substantivas que precise alertar o leitor, então o status da CrossMark é atual. Mudanças significativas afetam o status da Crossmark do trabalho, logo, considera-se boa prática publicar um aviso de correção ou retratação (com seu próprio DOI). Isso permite que os leitores sigam o link no botão Crossmark e encontrem mais detalhes sobre a atualização. Ambos os procedimentos geram a publicação de um novo documento, classificado como erratum ou retratação, que registra a correção do erro ou o motivo da retratação do artigo fazendo sempre referência ao original.

A prática editorial para o caso de má conduta científica (plagiarismo, autoplagiarismo, falsificação ou fabricação de dados, uso indevido de referências ou citações, duplicidade, disputa de autoria, entre outras) segue os procedimentos, checklist e diretrizes do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Commit-tee on Publication Ethics (COPE – http://publicationethics.org/).

A ROHACO adota ferramentas de rastreamento de plágio e autoplágio, e os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal (Artigo 184) e da Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 – vide Lei n. 12.853, de 2013).

No caso de constatação de má conduta por parte de autores, editores e avaliadores o artigo será retirado do processo de avaliação, inclusive podendo este periódico, ante decisão do corpo editorial, recusar-se a receber futuras submissões do(s) autor(es). Quando a má conduta for efetivada por um ou mais dos editores este(s) será/serão afastado(s) das suas atribuições no periódico. Caso a má conduta for praticada por parecerista ad hoc, este não prestará novas contribuições para o periódico, sendo desativada sua função de avaliador.