Uma abordagem foucaultiana das relações internacionais: os processos de integração regional a partir da concepção de dinâmica de poder
Keywords:
Foucault. Processo de integração regional. Competitividade. Dispositivo diplomático-militar. Biopolítica.Abstract
O presente trabalho discute as relações globais de poder à luz de Michel Foucault, explorando a lógica da competitividade dos Estados ao analisar suas relações. Partimos da consolidação do Estado-nacional Vestfaliano até os atuais processos de integração regional. Identificamos uma passagem do poder político-militar para o poder econômico, isto é, do processo da consolidação universal do diferente em Vestefália no que se refere ao aspecto político, à recente aproximação dos semelhantes em função do polo econômico. O objetivo é entender de forma analítica como a Razão de Estado atrelada à arte de governar liberal compreende o poder e exerce controle a partir do que Foucault chama de biopolítica, e como tal fator possibilita a transição da disputa política direta à concorrência econômica. O texto utiliza o método de revisão bibliográfica, se tratando de uma pesquisa qualitativa, desenvolvido sob ótica das Relações Internacionais e agrega a transição teórica realismo-liberalismo da compreensão do Sistema Anárquico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.