Análise do impacto do Turnaround Time de reparáveis na disponibilidade da frota do Projeto C-95M
DOI:
https://doi.org/10.34180/2447-9365.2019v4n3p42Palabras clave:
TAT. Disponibilidade. C-95M. Força Aérea Brasileira.Resumen
Este trabalho analisa a relação entre Turnaroud Time (TAT) médio de reparáveis e o impacto na disponibilidade da frota do Projeto C-95M, utilizando dados históricos da Força Aérea Brasileira (FAB). Tal abordagem é de suma importância para o trabalho desenvolvido na organização, pois os resultados podem impactar na necessidade do aumento de giro disponível, o que acarreta maior quantidade orçamentária e/ou menor quantidade de aeronaves prontas para voo. O objetivo deste trabalho é levantar o impacto do TAT na disponibilidade das aeronaves e identificar parâmetros para o TAT que possibilitem a melhoria no processo de aquisições ou contratação de serviços. Este intento é conseguido através de revisão bibliográfica a respeito do assunto, levantamento de dados da realidade da Força Aérea Brasileira e utilização do OPUS 10 na etapa de modelagem para verificação dos resultados. A análise demonstrou que o impacto do TAT na disponibilidade é maior quando a quantidade de giro é menor. Para o acervo do Projeto C-95M da FAB, foi possível verificar que o impacto é acentuado quando o TAT ultrapassa 120 dias, aproximadamente. Dessa forma, foi possível identificar que esse parâmetro é vantajoso na utilização em novas aquisições ou contratação de serviços.
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