Sapiens ou Zappiens:

geração conectada aprende mais, menos ou diferente?

Autores

  • Miriam Beatriz Degrazia Dellamora Universidade da Força Aérea - UNIFA
  • Humberto Lourenção Academia da Força Aérea - AFA

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2016.29.471

Palavras-chave:

Internet, Redes sociais, Desempenho acadêmico

Resumo

Este artigo tem por objetivo revisar a literatura de estudos baseados no uso de Internet e, mais especificamente, de redes sociais, e seus possíveis reflexos no desempenho acadêmico. Há apenas duas décadas houve uma explosão das redes sociais, sobretudo do Facebook. Com isso, pesquisadores se detiveram a estudar as correlações e efeitos do uso desse meio. Alguns resultados indicam aspectos positivos, como o aumento do capital social dos usuários das redes. Ao mesmo tempo, existem riscos associados à prática de compartilhar informações pessoais na rede. Algumas pesquisas apontam que existe uma relação negativa entre o uso da Internet e o desempenho acadêmico, enquanto outros afirmam não ter sido possível estabelecer tal relação. Outras afirmam não haver diferença entre a média de usuários e de não usuários do Facebook. O desempenho acadêmico é considerado de extrema importância na formação desses jovens, uma vez que vai se refletir no desempenho profissional futuro e, também, na própria prontidão para a Defesa. Pode-se concluir que há necessidade de mais pesquisas sobre o assunto, uma vez que permanece, em grande parte, sem resposta, a indagação da relação entre redes sociais e desempenho acadêmico. Abordam-se, ainda, os conceitos de homo zappiens e multitarefa.

Referências

ANDERSON, K. J. Internet use among college students: an exploratory study. Journal of American College Health, v. 50, n. 1, p. 21-26, July 2001. Disponível em: http://faculty.mwsu.edu/psychology/ dave.carlston/Writing%20in%20Psychology/ Internet/8/i5.pdf>. Acesso em: 11 out. 2016.

AZEVEDO, C. E. F.; MOTA, R. M. As dimensões do campo de batalha e a guerra omnidimensional. Revista das Ciências Militares, Rio de Janeiro, n. 26, maio/ago. 2012.

ELLISON, N. B. et al. The benefits of Facebook “friends”: social capital and college student’s use of online social network sites. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 12, n. 4, p. 1143-1168, 2007.

ELLORE, S. B. et al. The influence of internet usage on academic performance and face-tofacecommunication. Journal of Psychology and Behavioral Science, v. 2, n. 2, p. 163-186, 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2015.

HARGITTAI, E. Whose space? Differences among users and non‐users of social network sites. Journal of Computer-Mediated Communication, v.13, n.1, p. 276-297, 2007.

JONES, S. et al. The internet landscape in college. Yearbook of the National Society for the Study of Education, v. 106, n. 2, p. 39-51, 2007.

JONES, S.; FOX, S. Generations online in 2009. Pew Internet and American Life Project, Washington, 2009. Disponível em: < http://www.pewinternet. org/files/old-media/Files/Reports/2009/PIP_ Generations_2009.pdf>. Acesso em: 07 maio 2015.

JUNCO, R. The relationship between frequency of Facebook use, participation in Facebook activities, and student engagement. Computer & Education, v. 58, p. 162-171, 2011. Disponível em:http://blog.reyjunco.com/pdf/ JuncoFacebookEngagementCAE2011.pdf. Acesso em: 22 abr. 2015.

JUNCO, R. Too much face and not enough books: the relationship between performance. Computers in Human Behavior, v. 58, n. 1, Jan. 2012.

KIRSCHNER, P. A.; KARPINSKI, A. C. Facebook and academic performance. Computers in Human Behavior, v. 26, n. 6, Nov. 2010. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S0747563210000646>. Acesso em: 18 abr. 2015.

KOLEK, E. A., & SAUNDERS, D. Online disclosure: an empirical examination of undergraduate Facebook profiles. NASPA Journal, v. 45, n.1, p.1–25. 2008.

KVAVIK, R. B. Convenience, communications, and control: how students use technology. In: OBLINGER, D. G.; OBLINGER, J. L. Educating the net generation. Washington: Educase, 2005.

PASEK, J. et al. Facebook and academic performance: reconciling a media sensation with data. Peer-reviewed Journal on the Internet, v. 14, n. 5, may 2009.

PRENKSY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p.1-6, 2001.

ALENZUELA, S. et al. Lessons from Facebook: the effect of social network sites on college students’ social capital. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ONLINE JOURNALISM, 9., 2008, Austin. Anais…Austin, Texas, 2008. p. 1-39.

VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009

Publicado

2016-06-01

Como Citar

DELLAMORA, M. B. D.; LOURENÇÃO, H. Sapiens ou Zappiens:: geração conectada aprende mais, menos ou diferente?. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, 2016. DOI: 10.22480/revunifa.2016.29.471. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/471. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso