Net Promoter Score como ferramenta de avaliação e controle de qualidade dos cursos e instruções do Instituto de Medicina Aeroespacial

Autores

  • Thiago Teixeira Guimarães Profissional de Educação Física, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Tainah de Paula Lima Profissional de Educação Física, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Fábio José de Almeida Guilherme Departamento, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • André Brand Bezerra Coutinho Profissional de Educação Física, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Renato de Oliveira Massaferri Profissional de Educação Física, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Débora Fernanda Haberland Enfermeira, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2023.36.522

Palavras-chave:

Educação, controle de qualidade, medicina militar, medicina aeroespacial

Resumo

Processos de avaliação são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo comparações com padrões e construções de soluções. Contudo, coletas complexas necessitam de capacitação pessoal para o tratamento de dados e tempo, nem sempre resultando em avaliações de fato, tornando questionável a existência e necessidade do processo. Nesse contexto, o Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), da Força Aérea Brasileira, propôs um projeto de avaliação e controle de qualidade para seus serviços na área de ensino, no ano de 2022, por meio do protocolo Net Promoter Score (NPS). O objetivo do presente trabalho foi compartilhar e refletir sobre tal experiência. Dos 393 concludentes de diferentes cursos e instruções, operacionais ou de saúde, ofertados pelo IMAE no ano de 2022, responderam o protocolo 337 militares, correspondendo a 85,8% do total. Os dados foram analisados de forma quantitativa, por meio do “índice de satisfação do cliente”, e qualitativamente, por meio do recurso “nuvem de palavras”. Os índices obtidos para os cursos operacionais e de saúde foram, respectivamente, 74,5% e 74,9%. Esses índices representam o conceito “muito bom”. As palavras “instrutores”, “aulas”, “excelente” e “conhecimento” foram as mais frequentes dentro da análise qualitativa. A atuação dos instrutores e a utilização de equipamentos específicos nas aulas práticas foram considerados aspectos positivos. A necessidade de permanente manutenção e modernização da infraestrutura foi mencionada com frequência. Concluiu-se que o NPS, apesar de simples, permitiu não somente a aquisição de informações, como também a avaliação constante dos serviços de ensino do IMAE durante o ano de 2022.

Biografia do Autor

Thiago Teixeira Guimarães, Profissional de Educação Física, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Profissional de Educação Física, doutor em Ciências do Exercício e do Esporte. Oficial e Pesquisador do Instituto de Medicina Aeroespacial, na Universidade da Força Aérea, onde atua na Subdivisão de Pesquisa e Inovação como Chefe do Laboratório de Desempenho Humano Operacional e Chefe da Seção de Curso. Também atua como Professor do Mestrado em Ciências da Atividade Física e da Graduação em Educação Física, na Universidade Salgado de Oliveira.

Tainah de Paula Lima, Profissional de Educação Física, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Profissional de Educação Física, pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Fábio José de Almeida Guilherme, Departamento, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ/EEAN. Atua como Enfermeiro no quadro de Oficiais da Força Aérea Brasileira - FAB na área de Ensino, Saúde Operacional e Medicina Aeroespacial. Atualmente atua como Chefe da seção de Pesquisa do instituto. Participa Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres da UFRJ/EEAN. (CNPQ).

André Brand Bezerra Coutinho, Profissional de Educação Física, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Profissional de Educação Física, Doutor em Ciências da Engenharia Biomédica. Professor de Educação Física, Doutor em Ciências da Engenharia Biomédica pelo Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ. Atua como Oficial, Pesquisador e Instrutor no Instituto de Medicina Aeroespacial, Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Desempenho Humano Operacional da Universidade da Força Aérea e Docente da Pós Graduação Lato Sensu em Biomecânica e Fisiologia do Exercício da UNESA (Nova Iguaçu).

Renato de Oliveira Massaferri, Profissional de Educação Física, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Profissional de Educação Física, doutor em Ciências do Exercício e do Esporte.

Débora Fernanda Haberland, Enfermeira, Instituto de Medicina Aeroespacial, IMAE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Enfermeira, pós doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2020). Atua como enfermeira no quadro de Oficiais da Força Aérea Brasileira - FAB na área de Ensino, Saúde Operacional e Medicina Aeroespacial como instrutora de medicina aeroespacial e de cursos na saúde operacional, foi chefe da seção de Pesquisa do instituto. Participa Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres da EEAN/UFRJ (CNPQ).

Referências

BORDIN, D.; SALIBA, O. et al. Satisfação com a vivência acadêmica entre concluintes de uma universidade pública brasileira. In: 6º Congresso da FOA-UNESP, Araçatuba, SP, Brasil, 2016 [trabalho apresentado]. Disponível em: <https://doi.org/10.21270/archi.v5i0.1334>. Acesso em: 26 jun. 2021.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando Geral do Pessoal. TCA 37-14 CURSOS E ESTÁGIOS DO COMGEP PARA 2021 e 2022. Brasília – DF, 2020.

CAMARGO, V. B; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – LACCOS Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, 2013. Disponível em:<http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais >. Acesso em: 10 nov. 2021.

HIRSCH, C. D.; BARLEM, E. L.; TOMASCHEWSKI-BARLEM, J. G.; DALMOLIN, G. L.; PEREIRA, L. A.; FERREIRA, A. G. Cross-cultural adaptation and validation of the Nursing Student Satisfaction Scale for use with Brazilian nursing students. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2016; 24: e2776. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/QtLPfKPkJSPVGXdBdgvynHL/?lang=en. Acesso em: 25 abr 2021.

HYEDA, A.; DA COSTA, E.; FERREIRA, J. Gestão da qualidade dos exames médicos do programa de saúde ocupacional da empresa: uma análise preliminar. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 12, n. 2, p. 66-72, 2014.

LIMA, L. M. Aplicação de ferramentas de qualidade para solução de problemas no processo produtivo com ênfase nos princípios da produção enxuta. DSpace UFGD, Dourados - MS, 2016. Disponível em: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/361. Acesso: 05 jan 2023.

OLIVEIRA, E. A.; VIEIRA FILHO, F. C.; KOVALESKI, J. L. Investigação e análise da satisfação de clientes usando o método net promoter score para promover melhorias de produtos e processos. Uningá Review Journal, Maringá (PR), v. 28, n. 3, 2016. Disponível em: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1885. Acesso em: 27 dez. 2022.

PONTES, B. R. Avaliação de Desempenho-Métodos Clássicos e Contemporâneos: Avaliação por Objetivos, Competências e Equipes. LTr Editora, 2022.

REICHHELD, F. F. Net Promoter Score. “The One Number You Need to Grow”. Harvard Business Review, vol.81, no. 12, pp. 46-54, 2003. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14712543/. Acesso: 15 nov 2022.

VALE et al. Net Promoter Score (NPS) como instrumento para a mensuração da satisfação em uma instituição de ensino superior. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe). Guarapuava-Paraná-Brasil. 2021. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/6507/html. Acesso: 05 jan 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

GUIMARÃES, T. T.; LIMA, T. de P.; GUILHERME, F. J. de A.; COUTINHO, A. B. B.; MASSAFERRI, R. de O.; HABERLAND, D. F. Net Promoter Score como ferramenta de avaliação e controle de qualidade dos cursos e instruções do Instituto de Medicina Aeroespacial. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 36, p. 1–15, 2023. DOI: 10.22480/revunifa.2023.36.522. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/522. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)