Análise de risco de pequenas aeronaves remotamente pilotadas na presença de incerteza

Autores

  • Andr´é Luiz Pierre Mattei Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA São José dos Campos/SP - Brasil
  • Elói Fonseca Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA São José dos Campos/SP - Brasil
  • Nina Machado Figueira 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada - 13º RCMec Pirassununga/SP - Brasil
  • Onofre Trindade Júnior Universidade de São Paulo - USP São Carlos/SP - Brasil
  • Felipe Figueira Vaz Fine Instrument Technology - FIT São Carlos/SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2014.27.565

Palavras-chave:

Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), Árvore de falha, Avaliação de risco

Resumo

A integração definitiva de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) ou Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT)
no espaço aéreo depende da comprovação do risco associado à sua operação ser igual ou menor ao valor
aceito para as aeronaves com pilotos a bordo. O mercado militar e civil tem amplas aplicações para ARP, mas
a dificuldade de certificação dificulta a sua disseminação nas operações, principalmente nas de pequeno porte
(menor que 25 kg) devido ao uso de dispositivos e componentes COTS (Commercial Off-The Shelf), sem valor
de confiabilidade definido ou confiável, muitas vezes provenientes de aeromodelos recreativos. Neste trabalho se
apresenta uma revisão acerca das publicações realizadas sobre os principais temas necessários à avaliação de
risco de um sistema e inova com a aplicação de uso de incertezas advindas da árvore de falhas na avaliação de
risco. O artigo também demonstra a necessidade de aumento da consciência situacional em voo das aeronaves
por meio de enlaces de dados eficientes. Duas aeronaves remotamente pilotadas, desenvolvidas pelo grupo de
pesquisa do INCT-SEC, são usadas como exemplos de aplicação dos conceitos.

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Publicado

2014-06-01

Como Citar

PIERRE MATTEI, A. L.; FONSECA, E.; MACHADO FIGUEIRA, N.; TRINDADE JÚNIOR, O.; FIGUEIRA VAZ, F. Análise de risco de pequenas aeronaves remotamente pilotadas na presença de incerteza. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 27, n. 34, 2014. DOI: 10.22480/revunifa.2014.27.565. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/565. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais