Aplicação dos Sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior na Academia da Força Aérea Brasileira

Autores

  • Iliane Jesuína Silva Foresti Academia da Força Aérea - AFA Pirassununga/SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2014.27.568

Palavras-chave:

Prática educacional, Ensino superior militar, Processo de ensino e de aprendizagem, Academia da Força Aérea.

Resumo

Os Sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior resultaram de estudo realizado por dois pesquisadores estadunidenses acerca do processo de ensino e de aprendizagem. Tais princípios foram elaborados a partir do senso comum e da observação de como os professores ensinam e como os alunos aprendem. Por meio de questionários aplicados aos cadetes e aos professores da Academia da Força Aérea Brasileira, foram identificadas as preferências dos cadetes quanto ao atendimento dos Sete princípios e a aplicação desses nas aulas, segundo a perspectiva dos docentes. Constatou-se tanto a aplicabilidade dos Sete princípios ao ensino superior militar, quanto a convergência das práticas de ensino preferidas pelos cadetes com as especificadas pelos teóricos. No entanto, considerando-se a discrepância entre os resultados originários dos questionários aplicados aos discentes e docentes, verificou-se que nem sempre cadetes e professores atribuem a mesma importância a alguns princípios, o que pode se tornar um indicativo para o aperfeiçoamento do ensino superior militar.

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Publicado

2014-06-01

Como Citar

SILVA FORESTI, I. J. Aplicação dos Sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior na Academia da Força Aérea Brasileira. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 27, n. 34, 2014. DOI: 10.22480/revunifa.2014.27.568. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/568. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso