Ocorrências de lesões musculoesqueléticas em pilotos de caça da Base Aérea de Anápolis

Autores

  • Simônia Nunes Jacques Centro Universitário UniEvangélica Anápolis/GO - Brasil
  • Darlan Martins Ribeiro Centro Universitário UniEvangélica Goiânia/GO - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2013.26.594

Palavras-chave:

Piloto de caça, Força Aérea, Lombalgia, Ocorrências musculoesqueléticas

Resumo

Estudos realizados com pilotos de caça demonstram que esses profissionais, inegavelmente, submetem-se a desconfortos musculoesqueléticos. No intuito de pesquisar a influência da atividade aérea na vida dos pilotos de caça, o presente estudo teve por objetivo identificar as possíveis ocorrências musculoesqueléticas que acometem os pilotos de caça do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). A coleta de dados foi realizada no auditório do 1º GDA, individualmente, após a explanação do objetivo da pesquisa, entre 8 de março e 8 de abril. Foi utilizada uma versão adaptada do questionário nórdico musculoesquelético. A pesquisa avaliou 20 pilotos do Esquadrão, sendo utilizada a análise estatística descritiva para a interpretação dos dados obtidos e os resultados mostraram uma ocorrência na região da coluna lombar (lombalgia) como principal incômodo relatado pelos pilotos do 1º GDA, seguida da região da coluna cervical (cervicalgia). A lombalgia demonstrou-se predominante também nos estudos realizados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com pilotos das diversas aviações, sendo abordada ainda a influência da força +Gz e da postura em posição sentada na nacele, durante as missões de treinamento, como fatores contribuintes para a lombalgia. Conclui-se que as ocorrências mais frequentes são as relacionadas à região lombar e à região cervical. 

Referências

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Estado Maior da Aeronáutica. Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA

-1): Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira. [Brasília-DF]: 2005.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Terceira Força Aérea. Manual da Aviação de Caça (MACAÇA). [Brasília-DF]: 2003.

HYPPOLITO, Luiz Carlos. Os efeitos das cargas de +Gz na prevalência de lombalgia em pilotos de caça. Monografia (Curso de Comando e Estado-Maior). Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Rio de Janeiro, 2006.

JAHR et al. Rehabilitation program for fighter pilots suffering from cervical spine symptoms in the Royal Norwegian Air Force. Institute of Aviation Medicine. Royal Norwegian Air Force Orland Air Station. NAMA, Oslo, 2005.

KUORINKA, I et al. Standardized Nordic questionnaires for the analysis of musculoskeletal symptoms. Applied Ergonomics. [S.l.], n. 18, p. 233-237, 1987.

LORENZO, Cislaine Greicius. Estresse muscular cervical em voos de treinamento de combate aéreo. Revista ZOOM. [S.l.], a. XIX, n. 21, p. 11-13, dez. 1997.

RIO, Rodrigo Pires do; PIRES, Licínia. Ergonomia: fundamentos da prática ergonômica. 3. ed. São Paulo: LTr, 2001.

SILVA, Gilvan Vasconcelos. A influência de problemas na coluna vertebral sobre o desempenho operacional e a segurança de voo na FAB. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 18, n. 21. p. 4-17, dez. 2006.

______. Prevalência da lombalgia em pilotos civis e militares de helicóptero. In: 9º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIA DOS DESPORTOS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 9, 2002, São Luís-MA. Anais. São Luís-MA: UFMA, 2002.

______. Prevalência de lombalgia em pilotos da FAB. Monografia (Curso de Comando e Estado-Maior). Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Rio de Janeiro, 2005.

______. Proposta de programa específico para a redução da lombalgia em pilotos de helicóptero. 2003. 275 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Motricidade Humana) – Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, 2004.

WIRHED, R. Capacidade Atlética e Anatomia do Movimento. São Paulo: Manole, 2002.

ASSOCIAÇÃO DOS PILOTOS DA VASP. O perigo de voar resfriado. Disponível em: <http://www.airsafetygroup.com.br/show.php?not=36&titulo=9>. Acesso em: 29 abr. 2012.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

JACQUES, S. N.; RIBEIRO, D. M. Ocorrências de lesões musculoesqueléticas em pilotos de caça da Base Aérea de Anápolis. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 26, n. 32, 2013. DOI: 10.22480/revunifa.2013.26.594. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/594. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais