Planejamento versus Execução:

uma análise das missões de VC-2 sob o aspecto da fadiga de voo

Autores

  • João Gustavo Lage Germano Grupo de Transporte Especial - Brasília-DF

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2011.23.641

Palavras-chave:

Fadiga de voo, Planejamento de missão aérea, Ciclo PDCA, Segurança de voo

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar em que medida as missões de VC-2 tiveram o gerenciamento da fadiga de voo afetado por fatores não previstos no planejamento, no período de setembro de 2009 a julho de 2010. A natureza da pesquisa apresentou características exploratórias, pois tornou mais explícito o problema do gerenciamento da fadiga de voo nas missões de VC-2. A metodologia empregada foi a pesquisa documental, complementada por um levantamento de dados por entrevista. Com o referencial teórico apresentado, foi possível estabelecer uma relação das missões de VC-2 com a teoria da Gestão de Processos, dando ênfase ao Ciclo PDCA. Foi abordado todo o processo de planejamento de uma missão, bem como a legislação que baliza o gerenciamento da fadiga de voo. Das 356 missões realizadas no período, foram extraídos os dados de jornada de voo planejada e executada, tipo de tripulação e fatores não previstos no planejamento. Esses dados foram analisados quanto ao cumprimento do estipulado no planejamento e pôde-se concluir que o gerenciamento da fadiga de voo foi afetado em 31 missões realizadas, ou seja, 9% do total. Além disso, verificou-se que o fator que mais influenciou para que isso ocorresse foi o atraso no embarque dos passageiros e cargas previstos na missão, presente em 9 delas.

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Publicado

2011-06-01

Como Citar

GERMANO, J. G. L. Planejamento versus Execução:: uma análise das missões de VC-2 sob o aspecto da fadiga de voo. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 23, n. 28, 2011. DOI: 10.22480/revunifa.2011.23.641. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/641. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais