A Participação do Estágio Supervisionado no Desenvolvimento de Competências e Habilidades no Curso de Administração da Academia da Força Aérea

Autores

  • Osmar Gonçalves Academia da Força Aérea (AFA) Pirassununga - São Paulo - SP
  • Guilherme Augusto Spiegel Gualazzi Academia da Força Aérea (AFA) Pirassununga - São Paulo - SP
  • Luis S. P. Lopes Academia da Força Aérea (AFA) Pirassununga - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2012.25.692

Palavras-chave:

Competências, Estágio, Academia da Força Aérea, Ensino

Resumo

As atividades desenvolvidas no estágio supervisionado têm como principal finalidade promover o contato direto dos estudantes com os processos desenvolvidos pelos diversos setores de uma organização. Este trabalho refere-se às atividades de estágio supervisionado desenvolvidas na Academia da Força Aérea (AFA), instituição de ensino superior, responsável pela formação dos oficiais aviadores, intendentes e de infantaria, no âmbito do Comando da Aeronáutica. Nesta instituição, o corpo discente é constituído por cadetes cuja formação contempla treinamentos militares e, também, o curso de Administração com ênfase em Administração Pública. Como atividade inerente ao curso de administração, o programa de Estágio Supervisionado possibilita identificar, de forma vivencial, como os conteúdos ministrados em sala de aula são aplicados no dia a dia das operações realizadas na AFA. Ao final do estágio foi aplicado aos cadetes participantes um questionário no sentido de avaliar os fatores positivos e negativos dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em cada Estação de Estágio (EE). Este artigo busca mostrar como o Estágio Supervisionado do curso de Administração da Academia da Força Aérea contribui para a formação dos futuros oficiais da FAB.

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Comunicado adicional de 20 de setembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Administração. Rio de Janeiro: 2005. Disponível em: . Acesso em 21 jul. 2009.

BRASIL. Lei Federal nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 9 dez. 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Lei de diretrizes e bases da educação: disposições constitucionais. Lei nº 9.424 de 24 de setembro de 1996. 2. ed. Brasília: Senado Federal, 1997.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer Câmara de Ensino Superior 146/2002. Brasília, DF, 03 de abr. de 2002.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Resolução do Conselho Federal de Educação 02/1993. 04 de outubro de 1993. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 14 out. 1993.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Superior. Resolução no. 1, de 01/02/2004. Disponível em: <http://mec.gov.br/>. Acesso em 20 jul. 2009.

EBOLI, M. P. Universidade Corporativa: ameaça ou oportunidade para as escolas tradicionais de Administração? Revista de Administração da USP. v. 34, n. 4. São Paulo: out./dez., 1999.

FÁVERO, M. L. A. Universidade e Estágio Curricular: subsídios para discussão. In: ALVES, Nilda (Org.). Formação de Professores: pensar e fazer. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LOPES, P. C. Reflexões sobre as Bases da Formação do Administrador Profissional no Ensino de Graduação. In: ENCONTRO NACIONAL DA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., Salvador, 2002. Anais... Salvador: ANPAD, 2002.

MINTZBERG, H.; GOSLING, J. Educando administradores além das fronteiras. Revista de Administração de Empresas. v. 43 n. 2. [S.l.]: abr/jun 2003.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1995.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

SOUZA, M. J. B. et al. Integração universidade-empresa para melhoria do ensino de administração. In: VIII ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 1997, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: ANGRAD, 1997. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2009.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

GONÇALVES, O.; GUALAZZI, G. A. S.; LOPES, L. S. P. A Participação do Estágio Supervisionado no Desenvolvimento de Competências e Habilidades no Curso de Administração da Academia da Força Aérea. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 25, n. 30, 2012. DOI: 10.22480/revunifa.2012.25.692. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/692. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso