O Campo de Pouso da Base Aérea de Manaus e o Aeroporto de Ponta Pelada:

resultados de uma aproximação americana

Autores

  • Eliaquim Batista da Rocha Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Chesterson Aguiar Ferreira Universidade Federal do Amazonas - UFAM Manaus/AM - Brasil
  • Diogo Lopes e Lopes Universidade Federal do Amazonas - UFAM Manaus/AM - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2012.25.705

Palavras-chave:

Borracha, Campo de pouso, Aeroporto, Destacamento

Resumo

O presente artigo busca identificar o período e as etapas que contribuíram para a abertura da pista de pouso da Base Aérea de Manaus. O levantamento toma como ponto de partida o segundo período da borracha (década de 1940) e sua influência no processo de abertura da pista de pouso de Ponta Pelada – região Centro-Sul de Manaus. Para entender esse momento, a pesquisa utiliza-se de diferentes estudos e documentos, tais como obras bibliográficas, periódicos, leis e decretos para, desta forma, compreender os contextos e definir as relações que conduziram à edificação do Aeroporto Internacional Getúlio Vargas, na década de 1950, e ao início das atividades da Força Aérea Brasileira na mesma região.

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Publicado

2012-12-01

Como Citar

ROCHA, E. B. da; FERREIRA, C. A.; LOPES, D. L. e. O Campo de Pouso da Base Aérea de Manaus e o Aeroporto de Ponta Pelada:: resultados de uma aproximação americana. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 25, n. 31, 2012. DOI: 10.22480/revunifa.2012.25.705. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/705. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais