Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista do CIAAR é uma publicação científica fundada em 2020, mantida e editada pela Subdivisão de Normatização do Corpo de Alunos do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). 

A Revista do CIAAR publica artigos científicos inéditos em português e inglês, na área Interdisciplinar, dentro das seguintes linhas de pesquisa:

a) Ciências Aeronáuticas e Tecnologia
b) Educação e Formação de Profissionais Militares
c) Educação Física e Ciência dos Esportes Militares

A abreviatura de seu título é Rev.ciaar, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

A Revista do CIAAR aceitará artigos para publicação em uma das seguintes seções: Artigos Originais e Artigos de Revisão. Informações a respeito da formatação destes artigos se encontram disponíveis na seção Diretrizes para Autores.

 

Periodicidade

A Revista do CIAAR tem periodicidade semestral, recebendo artigos em fluxo contínuo. As propostas, uma vez adequadas às normas da Revista, devem ser submetidas em https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reciaar/. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail revistadociaar@fab.mil.br.

 

Política Editorial

O manuscrito submetido para publicação na Revista do CIAAR somente avançará para a avaliação por parecerista caso seja aprovado em uma análise prévia, por membros da Comissão Editorial, na qual serão observados: adequação aos objetivos e à política editorial da Revista do CIAAR, formato de apresentação de artigos e potencial de publicação.

Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas.


Os critérios para publicação na Revista do CIAAR incluem: originalidade, validade dos dados, clareza da escrita, repercussões das conclusões e contribuição científica. Cada manuscrito é avaliado por no mínimo, dois pareceristas externos, que avaliarão o mérito científico do trabalho e arbitrarão sobre a aceitação ou rejeição, podendo ainda sugerir reformulações.

Durante a análise serão verificados rigor, clareza e precisão quanto à produção científica, à redação, à descrição metodológica, ao conteúdo e à probidade ético-teórica. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão encaminhadas aos autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto após sua avaliação e aceitação final.


A autoria atribui crédito e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado. Assim, as opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade da autoria, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) ou da Força Aérea Brasileira (FAB).
O encaminhamento de trabalhos à Revista implicará na aceitação por parte da autoria das normas aqui expressas. Juntamente com o arquivo submetido deverá ser anexado o Termo de Autorização para Publicação, devidamente assinado pelo autor correspondente.  

 

Verificação de versões

Todos os manuscritos passarão por modificações editoriais, motivo pelo qual é fundamental que as versões enviadas aos autores antes da publicação sejam verificadas cuidadosamente. Estas versões sempre serão enviadas ao autor correspondente (ou autor principal), com o artigo anexo em formato PDF. Para evitar atrasos no processo de publicação as versões finais prévias à publicação deverão ser verificadas e retornadas em até 48 horas. Em caso de correções necessárias, estas deverão estar devidamente marcadas no arquivo em PDF. É válido lembrar que este não é o momento de realizar modificações extensivas ao artigo, apenas de ajustes finais para a publicação.

 

Verificação de Plágio

Todos os manuscritos submetidos para publicação na Revista do CIAAR serão verificados por software de verificação de plágio, durante o processo editorial. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores, que eles sejam devidamente citados. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às indicações apontadas pelo software utilizado. Caso o plágio seja efetivamente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor.

 

Declaração de Privacidade

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, com licença Creative Commons (uso não-comercial), o que quer dizer que os artigos podem ser adaptados, copiados e distribuídos, desde que a autoria seja citada e que não se faça uso comercial da obra (ver http://www.creativecommons.org.br/).