Diretrizes para Autores
Formatos de artigos aceitos
ARTIGOS ORIGINAIS
Nesta seção pretende-se disseminar pesquisas que preencham alguma lacuna de conhecimento que não tenha ainda sido abordada, e que apresente resultados relevantes, que possam ser reproduzidos e/ou generalizados. O artigo deverá conter as seções a seguir, devidamente ordenadas: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Referencial Teórico (Opcional), Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências.
Informações adicionais:
- Devem conter no máximo 7000 palavras de conteúdo (Excluindo-se informações dos autores, resumo, palavras-chave, abstract, keywords e referências)
- Resumo e Abstract devem possuir entre 200 e 350 palavras.
- Devem ser fornecidas entre 3 e 5 Palavras-chave/Keywords.
- Tabelas, figuras e quadros são limitados a oito, no total, e devem incluir apenas dados essenciais, sendo evitadas tabelas muito longas. Estes itens devem constar no corpo do texto, no local previsto para sua localização.
- O número de referências está limitado a 40. Elas devem ser estritamente pertinentes e relevantes ao tópico discutido. A inclusão excessiva de referências na mesma citação deve ser evitada. Citações de documentos não publicados (monografias, dissertações, teses e relatórios) devem ser evitadas, não devendo exceder cinco do número total de referências. Deve ser evitado o uso de citações de citações (apud) e citações diretas. A referência primária que norteou a construção das ideias deverá sempre ser priorizada.
- O número máximo de autores está limitado a seis. Um documento suplementar deverá ser encaminhado ao editor caso o número de autores seja igual ou superior a este número, explicitando as funções específicas de cada um dos autores no estudo.
- Caso o artigo seja aceito para publicação pode ser solicitado aos autores o envio das figuras do manuscrito em alta resolução, no formato .TIFF.
ARTIGOS DE REVISÃO
Esta seção é focada na revisão crítica da literatura, sendo aceitas revisões narrativas e sistemáticas. Revisões narrativas deverão necessariamente conter as seguintes seções: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução (incluindo delimitação do tema e limitações), Referencial Teórico, Considerações Finais e Referências. Já as Revisões Integrativas/Sistemáticas deverão conter as seguintes seções: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução (incluindo delimitação do tema e limitações), Métodos, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências.
Informações Adicionais:
- Devem conter no máximo 8000 palavras de conteúdo (Excluindo-se informações dos autores, resumo, palavras-chave, abstract, keywords e referências)
- Resumo e Abstract possuir entre 200 e 350 palavras.
- Devem ser fornecidas entre 3 e 5 Palavras-chave/Keywords.
- Tabelas, figuras e quadros são limitados a seis, no total, e devem incluir apenas dados essenciais, sendo evitadas tabelas muito longas. Estes itens devem constar no corpo do texto, no local previsto para sua localização.
- O número de referências está limitado a 40. Elas devem ser estritamente pertinentes e relevantes ao tópico discutido. A inclusão excessiva de referências na mesma citação deve ser evitada. Citações de documentos não publicados (monografias, dissertações, teses e relatórios) devem ser evitadas, não devendo exceder cinco do número total de referências.
- O número máximo de autores está limitado a seis. Um documento suplementar deverá ser encaminhado ao editor caso o número de autores seja igual ou superior a este número, explicitando as funções específicas de cada um dos autores no estudo.
- Caso o artigo seja aceito para publicação pode ser solicitado aos autores o envio das figuras do manuscrito em alta resolução, no formato .TIFF.
Apresentação geral dos manuscritos
Conforme os templates disponibilizados, o manuscrito deverá estar formatado conforme as informações a seguir: Espaçamento entre linhas de 1,5, Fonte Arial, tamanho 11 e texto justificado. Os valores das margens não devem ser alterados, devendo ser mantidos conforme o modelo disponível para download. Figuras e Tabelas devem ser inseridas no corpo do artigo, no local em que efetivamente deverão estar disponíveis na publicação, devidamente enumeradas, com título, fonte e legendas (quando aplicável). Caso o artigo seja aceito para publicação é possível que sejam solicitadas versões das imagens em alta resolução, cuja elaboração é de responsabilidade dos autores. Todas as páginas devem estar devidamente numeradas, para facilitar o processo de revisão.
Modelos de Templates para download
Artigos submetidos para publicação na Revista do CIAAR devem seguir a normatização e o layout pré-estabelecidos pela Revista. Faça o DOWNLOAD DO TEMPLATE da Revista do CIAAR em arquivo Word, para que seja possível editá-lo com o conteúdo de seu manuscrito e então iniciar o processo de submissão. Não deverão ser realizadas modificações na formatação do arquivo, apenas em seu conteúdo/seções em função do tipo de artigo submetido.
TEMPLATE PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO ORIGINAL
TEMPLATE PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO DE REVISÃO NARRATIVA
TEMPLATE PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO DE REVISÃO INTEGRATIVA OU SISTEMÁTICA
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação -citações em documentos -apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação -referências -elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 10. ed.. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2019.
Citações
As citações deverão estar organizadas no texto conforme o sistema exemplificado nos próprios Templates para download.
Referências Bibliográficas
As referências bibliográficas e o sistema de citação utilizados nos trabalhos submetidos devem seguir as normas da ABNT. Todos os trabalhos citados no corpo do texto deverão constar na lista de referências, organizada alfabeticamente ao final do artigo. O sistema em questão se encontra exemplificado nos próprios Templates para download.