O impacto operacional causado pelo distúrbio ondulatório de leste ocorrido em junho de 2019 nos aeródromos de Recife e Parnamirim
estudo de caso
Resumo
Este estudo analisou o Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) que atingiu a costa leste do Nordeste do Brasil (NEB) no período de 8 de junho de 2019 a 19 de junho de 2019. Os DOL têm origem na costa oeste do continente africano e alcançam a costa do nordeste brasileiro, conduzidos pelos ventos alísios de sudeste, apresentando dimensão significativa de mesoescala e grande aporte de umidade. Quando em atuação, podem atingir importantes aeródromos da região, dentre eles Recife e Parnamirim, objetos deste estudo de caso, o qual pretende dimensionar a relevância operacional que um DOL possui para os aeródromos da costa leste nordestina. De natureza descritiva e abordagem quantitativa, a pesquisa relacionou as variáveis meteorológicas de precipitação, direção e velocidade do vento, rajadas de vento, teto e visibilidade horizontal para verificar o impacto operacional nesses aeródromos. Averiguou-se com esse estudo que o aeródromo de Recife recebeu o seu 2º maior índice pluviométrico diário dos últimos 30 anos no dia 13 de junho de 2019, ápice do evento. O aeródromo de Parnamirim sofreu com muitas horas de operação abaixo dos mínimos visuais, prejudicando as operações dos esquadrões de voo, especialmente o Esquadrão Gavião. Constatou-se também que nesse caso houve a previsão das condições com antecedência de 72 horas em relação à carga máxima do evento, ocorrida em 13 de junho de 2019. Estes resultados demonstram a necessidade de estender essa análise para um número maior de ocorrências, e de estudar esse tipo de evento aplicando a técnica de modelagem numérica para que mais casos como esse sejam previstos com antecedência razoável a fim de garantir a economia dos meios e a segurança das operações e da comunidade aeronáutica.