Análise da performance do processo de transporte dos motores utilizáveis da aeronave CARAVAN C-98, originários do PAMASP e destinados à BAMN, sob a ótica da ferramenta 6 SIGMA
Palavras-chave:
Transporte. Motor. Caravan (C-98). Logística. VariabilidadeResumo
Um dos principais pilares da gestão moderna é o conceito de logística integrada, cuja finalidade é fazer com que as atividades e funções desta não sejam realizadas de forma isolada, tornando-se percebidas como um componente operacional da estratégia organizacional. Dentre essas funções, destaca-se o transporte, setor essencial e vital para o sucesso das organizações. Considerando que toda cadeia de abastecimento depende exclusivamente dessa atividade, a função transporte representa o elemento mais importante em termos de custos logísticos. Desse modo, tanto para a Força Aérea Brasileira (FAB) como para as organizações privadas, o processo de transporte de cargas é essencial ao sucesso logístico e, consequentemente, ao cumprimento da missão institucional. Diante deste cenário, este estudo se propôs analisar a performance do processo de transporte dos motores utilizáveis da aeronave Caravan (C-98), originários do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP) e destinados à Base Aérea de Manaus (BAMN), visando diagnosticar se há padronização ou não nesse processo e analisar os impactos dela decorrentes na cadeia logística. Para isso, realizou-se pesquisa de cunho qualitativo a partir de um estudo de caso. Foi empregada na análise dos dados a ferramenta de qualidade 6 Sigma, a qual serviu de parâmetro para a performance do processo referente ao transporte de motor. Também foi utilizada entrevista com especialista do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) para a coleta dos dados referentes aos limites de controle de tempo e aos possíveis óbices envolvendo o processo de transporte em análise. Mediante os resultados deste levantamento, constatou-se que o transporte dos motores do vetor aéreo Caravan(C-98) é um processo com alta variabilidade, apresentando, por consequência, despadronização, a qual está associada aos fatores de aproveitamento de missão aérea, das características do material transportado, das restrições técnicas do modal rodoviário e das consolidações de carga. Portanto, como alternativa para a padronização do processo, apresentou-se a utilização do sistema de produção puxada, assim como a contratação de um suporte logístico, não excluindo a necessidade de novas análises do processo em questão.