Melhoria da acessibilidade do espaço aéreo
uma análise da viabilidade da implantação de procedimentos PinS na capital de São Paulo.
Palavras-chave:
Procedimento. PinS. Navegação aérea. Helicóptero.Resumo
O advento do uso de satélites na navegação aérea aliado à evolução das tecnologias embarcadas permitiu que fossem desenvolvidos procedimentos para aeronaves que independem de estruturas em solo. Um exemplo desse tipo de procedimento é o Point in Space (PinS), que permite que helicópteros usufruam dos benefícios dos avanços tecnológicos garantindo-lhe maior acessibilidade aos locais de pouso. Em um contexto de evolução uniforme e harmônica da navegação aérea mundial, capitaneada pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), os procedimentos PinS surgem como uma ferramenta associada, principalmente, à possibilidade de melhoria de acessibilidade ao espaço aéreo. No Brasil, o DECEA atualiza e acompanha o movimento do mundo e, considerado referência em novas implementações e evolução regional, já implementou o PinS, porém apenas em contextos muito específicos. Tendo em vista que esse tipo de procedimento tem merecido a atenção de pesquisadores como uma inovação promissora e que, no espaço aéreo paulistano, encontra-se uma das mais altas demandas de tráfego de asas rotativas do mundo, este trabalho busca investigar a viabilidade da implementação de PinS em São Paulo. A avaliação da viabilidade proposta pretende verificá-la a partir de diferentes perspectivas, dentre as quais, a operacional, a administrativa e a análise de custo-benefício.