EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
revisão da produção acadêmica brasileira de 2017 a 2023
Palavras-chave:
Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias Ativas de Aprendizagem, PesquisasResumo
O objetivo deste artigo foi identificar o que tem sido produzido nacionalmente em programas de pós-graduação stricto sensu em termos do emprego das metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e, conhecer os assuntos tratados nas pesquisas no período de 2017 a 2023. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do estado do conhecimento, com abordagem qualitativa e do tipo exploratória, no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados mostraram que existem lacunas nas pesquisas brasileiras acerca da temática. Tal constatação reforça o fato de que, apesar de não ser uma temática nova, os estudos e pesquisas mais aprofundados a esse respeito e a sua utilização na educação, sobretudo na educação profissional e tecnológica, requer mais pesquisas e estudos, inclusive para incentivar essa prática nessa modalidade da educação. Também foi verificado que, embora as metodologias ativas de aprendizagem alcancem vantagens relevantes para a educação profissional e tecnológica, sua implementação ainda é desafiadora. Outro aspecto que foi observado é que a transição do modelo tradicional para o uso das metodologias ativas de aprendizagem exige a adaptação de professores e alunos a uma nova dinâmica de aprendizagem, além de demandar infraestrutura e recursos adequados. Ao mesmo tempo, as pesquisas apontam para o potencial das metodologias ativas de aprendizagem como prática docente na EPT.