EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

revisão da produção acadêmica brasileira de 2017 a 2023

Autores

  • Mariana Prado Lopes Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica
  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • Letícia Ribeiro Lyra Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó

Palavras-chave:

Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Pesquisas

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar o que tem sido produzido nacionalmente em programas de pós-graduação stricto sensu em termos do emprego das metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e, conhecer os assuntos tratados nas pesquisas no período de 2017 a 2023. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do estado do conhecimento, com abordagem qualitativa e do tipo exploratória, no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados mostraram que existem lacunas nas pesquisas brasileiras acerca da temática. Tal constatação reforça o fato de que, apesar de não ser uma temática nova, os estudos e pesquisas mais aprofundados a esse respeito e a sua utilização na educação, sobretudo na educação profissional e tecnológica, requer mais pesquisas e estudos, inclusive para incentivar essa prática nessa modalidade da educação. Também foi verificado que, embora as metodologias ativas de aprendizagem alcancem vantagens relevantes para a educação profissional e tecnológica, sua implementação ainda é desafiadora. Outro aspecto que foi observado  é que a transição do modelo tradicional para o uso das metodologias ativas de aprendizagem exige a adaptação de professores e alunos a uma nova dinâmica de aprendizagem, além de demandar infraestrutura e recursos adequados. Ao mesmo tempo, as pesquisas apontam para o potencial das metodologias ativas de aprendizagem como prática docente na EPT.

Biografia do Autor

Mariana Prado Lopes, Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Formação em Pedagogia pela UEMG. Pós-graduação em Infância, Cultura e Práticas Formativas pela FUMEC. Pós-graduação em Neurociências e Psicánalise aplicadas à Educação pela Faculdade São Camilo. Pós-graduação em Gestão do Conhecimento para Neuroeducação pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Chefe da Seção de Análise e Registro da Subdivisão de Avaliação do CIAAR. Integrante do Grupo de Pesquisa AVACEFET.

 

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neurociências pela Nova Faculdade. Graduada em Engenharia elétrica pela PUC Minas. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Professora titular do CEFET-MG, lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Membro da Associação Brasileira de Educação a distância (ABED). Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó

Pós - Doutora em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre  em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Psicologia - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Psicologia- Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó.  Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Lopes, M. P., Grossi, M. G. R., & Lyra, L. R. (2024). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: revisão da produção acadêmica brasileira de 2017 a 2023. Revista Do CIAAR, 4, 41–62. Recuperado de https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reciaar/article/view/670

Edição

Seção

Artigos