Inovação e Eficiência Operacional

Uma Análise das Estruturas Organizacionais e Produções Tecnológicas da Força Aérea Brasileira

Autores

  • Rui Fernando Correia Ferreira Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica
  • Natalie Cristine Magalhães Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa - PAMALS
  • Wesley Canedo de Souza Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Metrópole Digital / Professor

Palavras-chave:

Inovação, SINAER, Estrutura Organizacional, Produção Tecnológica, FAB

Resumo

O presente estudo objetiva analisar o desenvolvimento e a implementação de inovações na Força Aérea Brasileira (FAB), com particular atenção às mudanças estruturais organizacionais e às produções tecnológicas recentes. A pesquisa adota o modelo da Tríplice Hélice do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER) como fundamento teórico e investiga o processo de estímulo à inovação nas Forças Armadas. A metodologia empregada é exploratória e descritiva, e foi estruturada em duas fases distintas. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva focada na revisão de literatura por meio da análise de conteúdo e análise documental para identificar as transformações nas estruturas organizacionais da FAB que são pertinentes à inovação. Posteriormente, procedeu-se a uma análise descritiva dos dados referentes à produção tecnológica entre os anos de 2017 e 2022, utilizando como fonte o portal Sucupira. Essa fase deu ênfase às contribuições do ITA, do IAE e do IEAv, além de abordar os projetos desenvolvidos pelas fundações FCMF e FUNCATE, fundamentando-se nos seus relatórios anuais de gestão. Os resultados obtidos sublinham um incremento nos recursos e projetos nessas fundações, sinalizando um reconhecimento crescente da sua contribuição para as capacidades incentivadas pelo SINAER. Observou-se também um esforço para aprimorar a coordenação e a inovação tecnológica através do SINAER, com impactos já notáveis nas fundações afiliadas.

Biografia do Autor

Rui Fernando Correia Ferreira, Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Graduação em Administração pela Universidade FUMEC (2012). Militar do quadro de Oficias Convocados da FAB, atua no Centro de Instrução e Adaptação de Aeronáutica - CIAAR.

Natalie Cristine Magalhães, Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa - PAMALS

Engenheira Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil (2012). Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil (2014). Doutora em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil, com projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Técnica de Munique, TUM - Technische Universität München, Alemanha (2019). 

Wesley Canedo de Souza Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Metrópole Digital / Professor

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com foco no desenvolvimento de startups dentro de empresas estabelecidas. Mestre em Administração de Empresas (UFMG), com ênfase em Inovação em Serviços e Servitização, e graduado em Engenharia de Produção (UFMG), com ênfase em Gestão da Inovação. É professor efetivo de empreendedorismo e inovação na UFRN.

Downloads

Publicado

2024-05-19

Como Citar

Ferreira, R. F. C., Magalhães, N. C., & Souza Junior, W. C. de. (2024). Inovação e Eficiência Operacional: Uma Análise das Estruturas Organizacionais e Produções Tecnológicas da Força Aérea Brasileira. Revista Do CIAAR, 4, 19–40. Recuperado de https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reciaar/article/view/685

Edição

Seção

Artigos