Tomada de decisões rápidas

investigação da relação entre múltiplas tarefas e impulsividade

Autores

  • Valéria Marcondes Pereira Academia da Força Aérea – AFA
  • Luiz Maurício de Andrade da Silva Academia da Força Aérea - AFA

DOI:

https://doi.org/10.22480/revuinfa.%25y.v28.442

Palavras-chave:

Múltiplas tarefas, Impulsividade, Tomada de decisão

Resumo

Este artigo é parte de um projeto de pesquisa que tem o objetivo de contribuir com o treinamento de pilotos militares, especificamente com o treinamento para decisões rápidas. O ponto de partida da pesquisa é o teste de aptidão para pilotagem militar (TAPMIL), que avalia o potencial de aprendizagem do candidato para a pilotagem militar, com vistas à instrução de voo realizada nos Esquadrões de Instrução Aérea da Academia da Força Aérea (AFA). É um teste psicológico totalmente informatizado, composto por uma bateria de seis testes que avaliam, de maneira isolada ou combinada, aptidões inerentes à pilotagem, como “capacidades cognitivas” (por exemplo, processamento de informação, velocidade e precisão de respostas, memória de trabalho) e capacidade em “tarefas múltiplas” (psicomotoras e cognitivas combinadas) (Costa, 2010, p.6). Buscam-se evidências para a atribuição de pesos para as diferentes variáveis intervenientes no problema da aptidão (Silva et al., 2009), o que nos remete a eleger – até o presente momento – como variável de destaque, a capacidade em execução de múltiplas tarefas. O foco, na variável ‘múltiplas tarefas’, levou-nos a novas linhas investigativas, como estudos sobre o julgamento humano em decisões, sobretudo aquelas tomadas em ambientes dinâmicos e de grande incerteza (Klein, 2009), e a correlação existente entre a capacidade de executar múltiplas tarefas e a impulsividade. Com vistas a continuar essa linha investigativa a respeito da correlação existente entre múltiplas tarefas e impulsividade, o presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de dois testes realizados com os cadetes da Força Aérea Brasileira, aviadores da turma de 2011, em um total de 60 voluntários. Para a verificação da capacidade de executar múltiplas tarefas, utilizou-se o teste “tudo ao mesmo tempo” (Herculano-Houzel, 2014). Para o teste da impulsividade, com 45 voluntários, utilizou-se a Escala de Impulsividade de Barratt – BIS 11.

Referências

ARAÚJO, M. M.; MALLOY-DINIZ, L. F.; ROCHA, F. L. Impulsividade e acidentes de trânsito.

Revista de Psiquiatria Clínica, v. 36, n. 2, p. 60-68, 2009.

BAZERMAN, M. H. Judgment in managerial decision making. 6th ed. Hoboken: J. Wiley & Sons, 2006.

COSTA, M. P. Estudo de normatização e validação do teste de aptidão para a pilotagem

militar. 2010. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2010.

DAVEL, E.; VERGARA, S. C. (Org.). Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001.

FÁVERO, L. P. et al. Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

KLEIN, G. Sources of power: how people make decisions. Cambridge: MIT, 2000.

MALLOY-DINIZ, L. F. et al. lmpulsiveness scale (BIS-11) para aplicação em adultos brasileiros. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 59, n. 2, p. 99-105, 2010.

HERCULANO-HOUZEL, S. O cérebro nosso de cada dia. Rio de Janeiro: FAPERJ: CNPQ, 2000.

Disponível em:< http://www.cerebronosso.bio.br/guiabsico-de-neurocincia>. Acesso em: 5 mar 2014.

PATTON, J. H.; STANFORD, M. S.; BARRATT, E.S. BIS-11 instrument reference. Factor structure of the

Barratt impulsiveness scale. Journal of Clinical Psychology, v. 51, n. 6, p. 768-774. Disponível em:

<http://www.impulsivity.org/measurement/bis11>. Acesso em: 25 mar. 2014.

SANBONMATSU, D. M et al. Who multi-tasks and why? Multi-tasking ability, perceived multi-tasking ability, impulsivity, and sensation seeking. PSO ONE, v. 8, n. 1, jan. 2013.

SILVA, L. M. A.; LUCAS, L. A.; COSTA, M. P. Analysis of decision making processo flight instructors at the Brazilian Air Force Academy. ln: INTERNATIONAL CONFERENCE ON NATURALISTIC DECISION MAKING, 9., 2009,

London. Proceedings of ... London: [s .n.], 2009.

Publicado

2022-08-30

Como Citar

MARCONDES PEREIRA, V. .; DE ANDRADE DA SILVA, L. M. . Tomada de decisões rápidas: investigação da relação entre múltiplas tarefas e impulsividade. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, 2022. DOI: 10.22480/revuinfa.%y.v28.442. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/442. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)