As competências necessárias ao piloto para o cumprimento da Ação de Ataque com o AH-2 Sabre:

uma análise curricular

Autores

  • José Adriano Hespanhol Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1°/11° GAV) – Natal/RN – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2018.31.482

Palavras-chave:

Competências, Currículo, AH-2 Sabre, Aviação de asas rotativas

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar em que medida o conteúdo curricular do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Asas Rotativas (CEOAR), ministrado pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV), responsável pela formação dos pilotos de helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), desenvolve as competências necessárias ao piloto que cumprirá a Ação de Ataque com o AH-2 Sabre. A partir de um referencial teórico, aplicaram-se métodos que possibilitaram a coleta dos dados desejados. Assim, as competências necessárias ao piloto que cumprirá a Ação de Ataque com o AH-2 foram obtidas por pesquisa de levantamento, com a aplicação do Método Delphi (opinião de especialistas) em duas rodadas que resultaram em 15 conhecimentos, 17 habilidades e 20 atitudes. As competências desenvolvidas no CEOAR, por sua vez, foram extraídas por pesquisa documental do Currículo Mínimo e da sua Ordem de Instrução. Da correlação dessas listas verificouse que o currículo atual do CEOAR é eficiente para a proposta em pauta por desenvolver, ainda que superficialmente em alguns casos, 100% dos conhecimentos, 82% das habilidades e 95% das atitudes desejadas, conforme apresentado na análise dos dados.

Referências

BRASIL. Comando da Aeronáutica. EstadoMaior da Aeronáutica. Portaria nº 1266. Aprova a reedição do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PCA 11-47). Boletim do Comando da Aeronáutica, Brasília, DF, 2010.

______. Comando da Aeronáutica. Estado- Maior da Aeronáutica. Portaria nº 278/GC3, de 21 de junho de 2012. Aprova a reedição Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira (DCA 1-1). Boletim do Comando da Aeronáutica, Brasília, DF, 2012.

______. Comando da Aeronáutica. Primeira Força Aérea. Currículo Mínimo do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Asas Rotativas (CEOAR) (ICA 37-551). Boletim do Comando da Aeronáutica, Parnamirim, RN, 2016.

______. Comando da Aeronáutica. Primeira Força Aérea. Plano de Avaliação do Curso de Especialização Operacional do 1º/11º GAV (ICA 37-133). Boletim do Comando da Aeronáutica Parnamirim, RN, 2016.

______. Comando da Aeronáutica. ALA 10. 1º/11º Grupo de Aviação. Ordem de Instrução do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Asas Rotativas. Parnamirim, RN, 2015.

CRESPO, A. A. Estatística fácil. São Paulo: Editora Saraiva, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PERRENOUD, P. Construindo as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

RABAGLIO, M. O. Seleção por Competências. 2. ed. São Paulo: Educador, 2001.

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa, v. 3, 2000.

SANTOS, A. C. O uso do método Delphi na criação de um modelo de competências. Revista de Administração, v. 36, n. 2, p. 25-32, 2001.

Publicado

2022-10-06

Como Citar

HESPANHOL, J. A. As competências necessárias ao piloto para o cumprimento da Ação de Ataque com o AH-2 Sabre:: uma análise curricular. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, 2022. DOI: 10.22480/revunifa.2018.31.482. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/482. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso