Liderança Situacional:

um estudo sobre a aplicabilidade do modelo de Hersey e Blanchard na cadeia de liderança do Corpo de Cadetes da Aeronáutica - CCAer

Autores

  • Luiz Fernando Nascimento dos Reis Seção de Finanças, Divisão de Administração, Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, CINDACTA II, Curitiba, PR, Brasil
  • Maria Estela Ferreira do Nascimento Divisão de Ensino, Academia da Força Aérea, AFA, Pirassununga, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2024.37.538

Palavras-chave:

Liderança Situacional. Liderança Militar. Maturidade. Estilos de Liderança.

Resumo

Optou-se pelo modelo de Hersey e Blanchard, assim sendo, utilizou-se essa abordagem para comparar e verificar a aplicabilidade desse modelo com o intuito de investigar a possibilidade de adoção de um estilo de liderança, para cada esquadrão, estabelecendo um estilo específico de acordo com o respectivo grau de maturidade de cada esquadrão e/ou utilizar diferentes estilos de liderança no mesmo esquadrão para a realização das atividades previstas. As informações necessárias para o estudo da aplicação da liderança situacional foram coletadas por meio de dois questionários. Obtivemos uma amostra de 481 (quatrocentos e oitenta e um) indivíduos que expressaram sua percepção, tanto dos líderes como dos liderados, quanto ao estilo que melhor se enquadra para cada Esquadrão, bem como uma avaliação sobre a maturidade de cada turma. O estudo fez uso de pesquisas bibliográficas e levantamentos para coleta de dados. Os resultados indicaram que cada Esquadrão do CCAER se enxerga com nível de maturidade moderado-alto “M3”, havendo disparidades entre o estilo idealizado e o adotado pelos líderes. Também foi evidenciado que não existe uma graduação crescente na maturidade das turmas, podendo a tropa aumentar, manter ou diminuir o nível de maturidade organizacional. Todas essas informações foram suficientes para se chegar à conclusão de que a liderança situacional é aplicável ao ambiente pesquisado, desde que seja considerado a adequação à cultura organizacional, as expectativas da equipe quanto ao estilo de liderança idealizado e o aplicado pelo líder.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Nascimento dos Reis, Seção de Finanças, Divisão de Administração, Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, CINDACTA II, Curitiba, PR, Brasil

O 1º Tenente do Quadro de Oficiais Intendentes, Chefe da Seção de Finanças do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. Brasileiro, natural do Rio de Janeiro, possui bacharelado em Administração pela Academia da Força Aérea, teve a oportunidade de pertencer a Cadeia de Liderança do Corpo de Cadetes da Aeronáutica na figura do líder do 4º Esquadrão e assim propor um estudo que abarcasse perfis de lideranças sugeridos aos Esquadrões do CCAer de forma a observar a relevância da liderança situacional na AFA.

Maria Estela Ferreira do Nascimento, Divisão de Ensino, Academia da Força Aérea, AFA, Pirassununga, SP, Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP com pesquisa sobre “Reestruturação Produtiva: ênfase na formação e gestão por competências”. Mestre em Engenharia de Produção pela USP/SC com pesquisa sobre “Formação de Líderes Empresariais”. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP/SP. Graduada e Licenciada em Psicologia pela UNIUBE MG. Atuou na área de Gestão de Pessoas em funções técnicas e de supervisão em empresas de médio e grande porte. Atuou como Coordenadora e Docente na UNICSUL e na UNAERP. Atuou como Coordenadora e Docente em PósGraduação. Atualmente é Professora Titular do Quadro de Magistério de Nível Superior da Aeronáutica, na Academia da Força Aérea - AFA, em Pirassununga. Atua como docente na disciplina de Gestão de Pessoas e como Orientadora de Monografia.

Referências

BRASIL. Ministério da Defesa, Academia da Força Aérea. Manual do Cadete da Aeronáutica. Pirassununga, 2020.

BRASIL. Ministério da Defesa, Academia da Força Aérea. Programa de Treinamento de Liderança do CCAER. Pirassununga, 2009b.

BRASIL. Ministério da Defesa, Academia da Força Aérea. Programa de Treinamento Militar do CCAER. Pirassununga, 2009a.

BRASIL. Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica. MCA 2-1. Manual de Liderança da FAB. Brasília, DF: 2016b.

BLAKE, R e MOUTON, J. S. O Grid Gerencial. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1978.

CHIAVENATO, Idalberto, Introdução a Teoria Geral da Administração, 7ª edição, Elsevier, Rio de Janeiro - RJ, 2003.

FIEDLER, F. (1965): Engineer the Job to fit the manager; Harvard Business Review; September-October; pp. 115-122 apud CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações, 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

GOLEMAN, Daniel. O poder da inteligência emocional: como liderar com sensibilidade e eficiência. 1ª ed. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2018. Título original: Primal Leadership: Unleash.

HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986.

HOUSE, J. R.; DESSLER, G. The Path-goal Theory of leadership: Some Post Hoc and A Priori Tests, 1974 apud ROBBINS, Stephen - Comportamento organizacional - 11. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

LIKERT, Rensis. Novos padrões de Administração.São Paulo, Pioneira, 1971.

MONTANA, Patrick; CHARNOV, Bruce. Administração. São Paulo: Saraiva, 1998.

Robbins, Stephen R, Comportamento Organizacional - 11. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SILVA, Marcos Antonio da. Aplicação da liderança situacional na enfermagem de centro cirúrgico. 2004. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental do Departamento da Enfermagem Geral e Especializada, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2004.

SCHEIN, Edgar. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2009.

VIEIRA, Belchior. Liderança Militar. Academia Militar – Estado-Maior do Exército, 2002.

Downloads

Publicado

2024-02-21

Como Citar

REIS, L. F. N. dos; NASCIMENTO, M. E. F. do. Liderança Situacional:: um estudo sobre a aplicabilidade do modelo de Hersey e Blanchard na cadeia de liderança do Corpo de Cadetes da Aeronáutica - CCAer. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 37, p. 1–20, 2024. DOI: 10.22480/revunifa.2024.37.538. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/538. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)