Estudos longitudinais em cadetes de diferentes forças armadas

Uma revisão sistemática no contexto dos testes físicos e antropométricos.

Autores

  • Carla Cristina Evangelisti Moreira da Silva Subseção de Treinamento Desportivo da Seção de Educação Física do Corpo de Cadetes da Academia da Força Aérea, Academia da Força Aérea, AFA, Pirassununga, SP, Brasil
  • Fabrícia Geralda Ferreira Seção de Educação Física, Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Epcar, Barbacena, MG, Brasil
  • Gilberto Pivetta Pires Programa de Pós-graduação em Desempenho Humano Operacional, Universidade da Força Aérea, UNIFA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2023.36.539

Palavras-chave:

Cadetes, testes físicos, antropometria

Resumo

O treinamento sistematizado e testes relacionados à atividade militar têm grande papel na saúde e operacionalidade durante a formação do cadete. A presente pesquisa tem por objetivo revisar de forma exploratória e sistematizada na literatura os estudos acerca de testes de condicionamento físicos e antropométricos e os resultados ao longo dos anos de formação dos cadetes de diversas forças armadas. Método. Nessa revisão sistemática de literatura foram selecionados estudos longitudinais que contemplavam os objetivos da pesquisa. Cinco artigos foram analisados seguindo os critérios de elegibilidade dos estudos. Resultados. Os resultados mostram melhoria nos componentes de resistência muscular e potência muscular, porém, indicam estabilidade ou queda nas demais capacidades, como capacidade e potência aeróbia, VO2Max absoluto, VO2Max relativo ao peso, FCmax, lactato e medidas antropométricas além do teste específico situacional (pista de obstáculo). Conclusão. A resistência e potência muscular, capacidade aeróbia e composição corporal aparecem na literatura como aspectos importantes a serem avaliados. Desses aspectos previamente citados, os estudos mostram melhoria apenas em resistência e potência muscular. Sugere-se a realização de estudos com essa temática na Força Aérea Brasileira, a fim de embasar ou sugerir mudanças aos métodos de treinamento e avaliação hoje instaurados.

Biografia do Autor

Carla Cristina Evangelisti Moreira da Silva, Subseção de Treinamento Desportivo da Seção de Educação Física do Corpo de Cadetes da Academia da Força Aérea, Academia da Força Aérea, AFA, Pirassununga, SP, Brasil

Graduada em Bacharelado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Esgrima, Formada Técnica de Espada Nível 3 pela Universidade de Educação Física de Budapest, Hungria e Federação Internacional de Esgrima (2018); Pós-graduada em Docência de nível superior e mestranda do programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional da Universidade da Força Aérea; Atua como técnica de esgrima na Academia da Força Aérea.

Fabrícia Geralda Ferreira, Seção de Educação Física, Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Epcar, Barbacena, MG, Brasil

Doutora em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é professora da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), atuando como treinadora da equipe de Basquetebol, e docente do Programa de Pós-graduação em Desempenho Humano Operacional, modalidade Mestrado Profissional da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Hidratação, termorregulação, obesidade e desempenho humano operacional.

Gilberto Pivetta Pires, Programa de Pós-graduação em Desempenho Humano Operacional, Universidade da Força Aérea, UNIFA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação a nível de Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva - ESEFIC (1997), Especialização em Atividades Aquáticas pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2000), Mestrado em Educação Física com Área de Conhecimento na Performance Humana, atuando na Linha de Pesquisa da Avaliação da Performance Humana pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2005), e Doutor em Educação Física com Área de Conhecimento na Escola, Esporte, Atividade Física e Saúde, atuando na Linha de Pesquisa do Fenômeno Esportivo pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (2014).  Atualmente atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Desempenho Humano Operacional - PPGDHO na Universidade da Força Aérea - Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no Desempenho Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Natação, Medidas e Avaliações, Periodização e Treinamento de Força e Treinamento Desportivo.

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Publicado

2023-10-18

Como Citar

SILVA, C. C. E. M. da; FERREIRA, F. G.; PIRES, G. P. Estudos longitudinais em cadetes de diferentes forças armadas: Uma revisão sistemática no contexto dos testes físicos e antropométricos. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 36, p. 1–16, 2023. DOI: 10.22480/revunifa.2023.36.539. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/539. Acesso em: 12 maio. 2024.

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