Carta dos Editores

Autores

  • Corpo Editorial

Resumo

Em 2019, um desafio à Divisão Odontológica foi lançado pelo Senhor Diretor do HACO, Coronel Médico Mauro Amim Sab. Afeto à área acadêmica, o recém-empossado Diretor vislumbrou, na edição de um periódico científico, a necessária divulgação dos trabalhos desenvolvidos na Divisão Odontológica (DO).

O Tenente Coronel Dentista Carlos Eduardo Caneiro Xavier, Chefe da DO, conseguiu, em poucos meses, movimentar sua equipe para que, em outubro de 2019, a primeira edição da Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas (ROHACO) viesse a se concretizar.

O periódico foi elaborado por um corpo editorial composto por tenentes dentistas do efetivo envolvidos na área acadêmica, dentre eles a Tenente Dentista Cauana, PhD em Endodontia. Como editora principal, foi a responsável pela condução dos trabalhos, devido à expertise em pesquisa e em docência. Dirigida a assuntos odontológicos, tinha como proposta uma periodicidade semestral, de acesso aberto e envolvendo as categorias de revisões de literatura e relatos de casos clínicos.

O primeiro exemplar continha seis artigos, que foram disponibilizados no sítio eletrônico do HACO, abordando os mais diversos temas e especialidades. O objetivo foi apresentar parte da rotina clínica da DO, demonstrando a importância da abordagem multidisciplinar frente aos tratamentos executados. Foram muitas vitórias para que tal projeto fosse viabilizado a contento e a tempo de abrilhantar as comemorações do Dia do Cirurgião-Dentista e do Aniversário do Hospital de Aeronáutica de Canoas. Embora tenha sido uma grande realização cumprir essa missão, ficou ainda a sensação de que estávamos apenas descortinando esse horizonte acadêmico.

Em 2020, com a chegada do Tenente Coronel Dentista Flávio, houve uma completa reestruturação editorial, que estimulou a equipe a buscar divulgação do trabalho que vinha sendo desenvolvido. Nesse contexto, o periódico passa a ser disponibilizado na internet: na página do HACO e no Portal de Revistas da FAB. Seu formato adquiriu nova padronização, com a utilização do software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas Open Journals Systems (OJS), recomendado pela CAPES e amplamente aceito pela comunidade brasileira de editores científicos.

Em sequência, com a participação do Cap Dent Ramiro, em parceria com o bibliotecário Ten Quintal, concretizamos a indexação da revista eletrônica nas plataformas de dados: Google scholar, Sumários, Diadorim, Latindex e Livre, para que a informação se tornasse visível à comunidade científica de forma rápida e sistemática, bem como os registros internacionais da revista ISSN, DOI e Crossref. Com a indexação, novas categorias de artigos científicos passaram a ser aceitos para publicação e a periodicidade passou a ser anual, no sentido de viabilizar a calibração dos revisores nas novas políticas editoriais. Os Esquadrões Subordinados ao HACO (Curitiba, Florianópolis e Santa Maria) passaram a contribuir com o periódico, o que além de integrar os serviços de odontologia, também proporcionou um caráter regional. Houve ainda a alteração no processo de análise dos artigos, agora com a sistematização da revisão por pares, conforme recomendação do ICMJE (International Cometee of Medical Journal Editors).

E finalmente, em comemoração ao aniversário de 70 anos do HACO, entregamos o segundo exemplar da ROHACO, que se agigantou para atingir a excelência técnica, aumentar o alcance dos artigos e atender às necessidades dos pesquisadores.

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Corpo Editorial, C. E. (2020). Carta dos Editores. Revista Odontológica Do Hospital De Aeronáutica De Canoas, 1(002), I - II. Recuperado de https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/rohaco/article/view/204