Histórico da Divisão Odontológica do HACO

Autores

  • Corpo Editorial

Resumo

Até o ano de 2013, a Divisão Odontológica (DO) do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) era localizada em um dos corredores de ambulatórios do Hospital. Sob a gestão do então Chefe da DO, Coronel Dentista Eduardo Martini Barbosa, foi inaugurado o novo prédio anexo ao nosocômio.

Atualmente, a nova estrutura exclusivamente odontológica tem uma área construída de aproximadamente 1500 m² e compreende 22 consultórios, na qual são realizadas cerca de 2.500 consultas por mês. Adicionalmente, possui um setor de Radiologia Odontológica, que realiza os exames complementares de radiografias panorâmicas e de tomografias, importantes para execução de planejamentos e diagnóstico do tratamento odontológico. Dispõe, ainda, de um corpo clínico altamente qualificado, todos especialistas e, ainda, vários profissionais mestres e doutores.

O enfoque do atendimento aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) é a assistência clínica integral, incluindo Atendimento Domiciliar e Odontologia Hospitalar. Além de tratamentos reabilitadores, a DO organiza eventos anuais visando a promoção de saúde bucal, como a Campanha contra o Câncer Bucal (Maio Vermelho), o Dia da Prevenção Infantil, Portões Abertos (EXPOAER) e a Missão de Apoio ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canguçu (DTCEACGU).

Visando o aprimoramento e o bem-estar do efetivo, são desenvolvidas atividades como: ginástica laboral, participação em congressos, realização de cursos de suporte básico de vida e de urgências no consultório odontológico.

Para a comunidade, é ministrado o Curso Profissionalizante de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), gratuito e reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia.

Além disso, em prol da formação continuada de profissionais da saúde, recentemente foi aprovado o Curso de habilitação em Odontologia Hospitalar do HACO, área que se dedica à resolução das alterações bucais dos pacientes internados, com enfoque multidisciplinar, nos atendimentos hospitalares de alta complexidade. A pós-graduação será ministrada para a comunidade odontológica pelo efetivo da DO, sob coordenação da Capitão Dentista Millane Lira.

Vislumbrando a incorporação das novas tecnologias de saúde, foi elaborado o Projeto Odontologia Digital, com o propósito de aquisição e de implantação da tecnologia CAD-CAM, que representará um passo importante na busca da excelência e visão vanguardista da DO. O novo equipamento proporcionar á celeridade na resolução de procedimentos protéticos, de forma mais conservadora e confortável, além de resultar numa diminuição significativa dos gastos para o Saúde da Aeronáutica.

Nesse contexto, em que a atividade científica é parte indissociável da prática clínica, a Revista Odontológica do HACO oferece mais um espaço para discussão e produção de conhecimento. A partir de artigos científicos relevantes, de interesse da classe odontológica, a ROHACO lança a sua segunda edição.

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Corpo Editorial, C. E. (2020). Histórico da Divisão Odontológica do HACO. Revista Odontológica Do Hospital De Aeronáutica De Canoas, 1(002), III - IV. Recuperado de https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/rohaco/article/view/206