O conceito de liderança pela perspectiva de cadetes do curso de formação na Academia da Força Aérea

Autores

  • Eliana Prado Carlino Academia da Força Aérea (AFA) – Pirassununga/SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2020.33.223

Palavras-chave:

Liderança., Formação., Cadete., Narrativas.

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o(s) conceito(s) de liderança a partir da perspectiva dos cadetes da Academia da Força Aérea. Por se tratar de um assunto trabalhado em diferentes instâncias de formação do cadete e, também na Divisão de Ensino, o tema liderança vem provocando muitas indagações, a partir de nossa visão como professora de uma disciplina que trabalha este tema. Com esta intenção, nosso recurso metodológico foi ouvir cadetes do Terceiro e Quarto Esquadrões que integravam a Cadeia de Liderança do Corpo de Cadetes e que exerceram o papel de adaptadores do Primeiro Esquadrão, no Estágio de Adaptação Militar. Por meio de suas narrativas e de entrevistas autobiográficas, procuramos compreender como eles concebem liderança e como é a percepção deles sobre a própria prática ao exercitá-la comparando-se aos outros cadetes. Os dados gerados apontaram que a visão de liderança que eles têm é muito aproximada de uma visão do senso comum, e que, apesar de uma capacidade de reflexão sobre a sua realidade, o cadete não encontra espaço propício, no seu âmbito de formação, para narrar tais vivências, o que pode impedir a tomada de consciência dessas situações, assim como a possibilidade de ressignificá-las.

Referências

ANDRADE, G. F. Liderança Full Range no Corpo de Cadetes da Aeronáutica. 2018. 43f. Trabalho de conclusão de curso. Academia da Força Aérea. Pirassununga, SP, 2018.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Academia da Força Aérea. Manual do Cadete da Aeronáutica. Pirassununga, SP: AFA, 2016.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER): 2016-2041. Brasília, DF: EMAER, 2016.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Academia da Força Aérea. Proposta de planejamento estratégico Academia da Força Aérea 2015 – 2030. Pirassununga, SP: AFA, 2014.

BARRETO, L. M. D. F. Desenvolvimento de competências de liderança no ensino superior militar. Trabalho de investigação individual do CEMC (Curso de Estado-Maior Conjunto). Instituto Universitário Militar, Departamento de Estudos Pós-Graduados, Pedrouços, Portugal, 2017.

BERGAMINI, C. W. Liderança: administração do sentido. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BERGAMINI, C. W.; CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1997.

CATANI, D. B. Práticas de formação e ofício docente. In: BUENO, B. O., CATANI, D. B. e SOUZA, C. P. de. (org.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998.

CUNHA, S. C. Preditores da emergência da liderança em contexto militar: O papel da auto liderança e dos traços de personalidade. Dissertação de Mestrado em Liderança, pessoas e organizações. Departamento de Estudos de Pós- Graduados da Academia Militar, Lisboa, 2016.

CUNHA, M. I. da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 23, n. 1-2, Jan. 1997.

GIROUX, H.; MACLAREN, P. Linguagem, escola e subjetividade: elementos para um discurso pedagógico crítico. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.18, n. 2, p. 21-35, jul./dez. 1993.

GOLEMAN, D. Liderança que obtém resultados. In: Liderança: os melhores artigos da Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Editora Campos/ Elsevier, 2006a.

GOLEMAN, D. O que faz um líder? In: Liderança: os melhores artigos da Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Editora Campos/Elsevier, 2006b.

MOSCOVICI, F. A organização por trás do espelho: reflexos e reflexões. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

MOURA, W. Liderança nas organizações: o dilema do real e do aparente. n: Jornadas de Psicologia do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha, 2009, Rio de Janeiro. Serviço do Pessoal da Marinha – Jornadas de Psicologia – Coletânea de textos, 2008, v. 52, p. 42-46.

PAIVA, L. E. R. O líder militar: uma visão pessoal. PADECEME. Rio de Janeiro, n.19, 3º quadrimestre, 2008.

PINEAU, G. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 329-343, maio/ago. 2006.

ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

VALENTE, T. A. Capacitação de liderança militar: Análise de resultados. 2016. Disponível em: http://www.arqanalagoa.ufscar.br/abed/integra/ t%C3%BAlio%20valente%2012-08-07.pdf. Acesso em: 25 jul. 16.

VARGAS, G. A. O exemplo como um dos fatores determinantes na aprendizagem da liderança na AFA. 2018. 42f. Trabalho de conclusão de curso. Academia da Força Aérea. Pirassununga, SP, 2018.

VIZIOLI, M.; CALEGARI, M. da L. C. Liderança: a força do temperamento. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

WORTMEYER, D. S. “Líder ou instrutor?” Reflexões sobre o papel da autoridade no processo de socialização militar. 2016. Disponível em: http://www.ensino. eb.br/portaledu/conteudo/artigo9622.pdf. Acesso em: 25 jul. 16.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

CARLINO, E. P. O conceito de liderança pela perspectiva de cadetes do curso de formação na Academia da Força Aérea . Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22480/revunifa.2020.33.223. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/223. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)