Educação e Tecnologia Pitch para Ciências Militares no CIAAR:

aprendizagem docente e discente

Autores

  • Cynthia Adriádne Santos Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2019.32.286

Palavras-chave:

Ensino, Ciência Militar, Novas Tecnologias, Pedagogia Interativa, Ciberespaço

Resumo

Neste relato de experiência são apresentadas reflexões e impressões acerca do projeto de ensino intitulado “CFOE 240s: Pitch para Ciências Militares”, aplicado em 2016 e 2017 na graduação tecnológica intitulada Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Na tessitura das considerações acerca desta experiência pedagógica, evidenciou-se a prática de ensino-aprendizagem como fonte empírica de dados, informações e conhecimentos em sintonia com a Pedagogia Dialógica, a Pedagogia de Projetos, a Pedagogia Interativa e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) desenvolvidas no cenário da Cibercultura, aporte teórico analisado em conjunto com a legislação educacional do Ministério da Educação e da Força Aérea Brasileira (FAB). Destacaram-se no trabalho a concepção estratégica de ensino da FAB, materializada no documento PCA 37-11, o Plano de Modernização de Ensino, que apresenta a visão de um ensino conectado às tendências pedagógicas atuais, na qual o sujeito do processo educativo na instituição militar está exposto a exigências bastante específicas e a Concepção Estratégica Força Aérea 100 (DCA 11-45), que apresenta a visão institucional com ênfase na capacidade dissuasória, operacionalidade moderna, tecnologia de ponta nos ambientes aéreo, espacial e cibernético com vista à integração para a defesa dos interesses nacionais. 

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

SANTOS, C. A. Educação e Tecnologia Pitch para Ciências Militares no CIAAR:: aprendizagem docente e discente. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, 2019. DOI: 10.22480/revunifa.2019.32.286. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/286. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso