O impacto da adoção do Relatório Final Simplificado (RFS) nos processos investigativos de ocorrências aeronáuticas da aviação militar, conduzidos pelo CENIPA

Autores

  • Thiago Alexandre Lirio Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) – Brasília/DF – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2018.31.478

Palavras-chave:

Capacidade de produção, Relatório final simplificado, Relatório final, Aviação militar

Resumo

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) tem adotado medidas que aumentem a celeridade dos processos de investigação de ocorrências aeronáuticas. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo verificar a medida em que a adoção do Relatório Final Simplificado (RFS) impactou na quantidade de relatórios finais militares produzidos pelo CENIPA, nos nove primeiros meses do ano de 2015. O foco do estudo residiu em verificar se a capacidade de produção de relatórios finais, pelo CENIPA se alterou após a adoção do RFS para a investigação de ocorrências militares. A análise se embasou na correlação estatística entre dois períodos de igual duração, um anterior e outro posterior à adoção do RFS. Para quantificar o impacto na capacidade de produção de relatórios finais, foi utilizado um indicador que relacionou a quantidade de relatórios iniciados e finalizados em cada período da pesquisa. O indicador demonstrou um indício de aumento de 58,86% na capacidade de produção de relatórios finais, após a adoção do RFS, no âmbito da aviação militar, de janeiro a setembro de 2015. O aumento foi comprovado por meio do exame estatístico Qui-Quadrado que confirmou a significância estatística entre as variáveis e detectou a existência de correlação entre a quantidade de relatórios finalizados pelo CENIPA e a adoção do RFS, para o nível de significância estabelecido nesta pesquisa.

Referências

AMANCIO, D. B. O impacto da adoção do Relatório Final Simplificado nos processos Investigativos de Acidentes Aeronáuticos realizados pelo Comando da Aeronáutica. 2015. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais). Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, Universidade da Força Aérea, Rio de Janeiro, 2015.

BRASIL. Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986. Dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. 1986. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2015.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Portaria nº 2230/GC3, de 23 de dezembro de 2013. Aprova a reedição da NSCA 3-6, que dispõe sobre a Investigação de Ocorrências Aeronáuticas com Aeronaves Militares. Boletim do Comando da Aeronáutica, Brasília, DF, n. 248, 30 dez. 2013.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Portaria nº 166/GC3, de 12 de fevereiro de 2014. Aprova a reedição da NSCA 3-13, que dispõe sobre os Protocolos de Investigação de Ocorrências Aeronáuticas da Aviação Civil conduzidas pelo Estado Brasileiro. Boletim do Comando da Aeronáutica, Brasília, DF, n. 34, 18 fev. 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Annex 13, Aircraft Accident and Incident Investigation.10. ed. Montreal, 2010.

MENDONÇA, F. A. C. A ficha CENIPA 15 e as atividades de prevenção do risco aviário. Revista Conexão SIPAER, v. 2, n. 3, 2011.

REASON, J. T. Managing the Risks of Organizational Accidents. Aldershot: Ashgate, 1997.

RYAN, T. Estatística moderna para engenharia. Campus: Rio de Janeiro, 2009.

SOUZA, R. Guia Técnico de Ação Inicial de Investigação de Acidentes Aeronáuticos com Aeronaves de Asas Fixas de Acordo com Técnicas Recomendadas Internacionalmente. 2012. 206 f. Dissertação (Mestrado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada)–Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, SP, 2012

Publicado

2018-07-01

Como Citar

LIRIO, T. A. O impacto da adoção do Relatório Final Simplificado (RFS) nos processos investigativos de ocorrências aeronáuticas da aviação militar, conduzidos pelo CENIPA. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, 2018. DOI: 10.22480/revunifa.2018.31.478. Disponível em: https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/478. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão